Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
28/04/2023
NOTÍCIAS
Em celebração ao 'Mês Verde', manhã especial de exercícios é promovida na Área Continental
Alongamentos, rodas de conversas e confraternização foram as atividades da manhã desta quinta-feira (27) para moradores da Área Continental, na Associação de Melhoramentos da Ponte Nova. 
 
A equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e as agentes comunitárias de saúde do bairro Humaitá tomaram conta do local e, como sempre, fizeram a alegria de cerca de 80 pacientes com a realização de muitos exercícios físicos, música, dança e descontração.
 
Toda a programação foi desenvolvida pelo NASF, com participação do Programa de Educação para Trabalho para Saúde (PET-Saúde), juntamente com o projeto premiado e já vigente na comunidade, ‘Resgate da identidade: tempo-espaço à promoção da saúde’. Esta iniciativa busca gerar oportunidades de tempo-espaço para o cuidado à saúde a partir de atividades coletivas, envolvendo convivência e práticas corporais. 
 
A programação começou por volta de 8h30, com alongamentos e prática de Lian Gong. Essa atividade ajuda a prevenir e tratar dores crônicas e tem atuação importante na melhoria do funcionamento dos órgãos internos. 
 
Logo após, os agentes comunitários de saúde deram início a uma roda de conversa com apresentação de cartazes informando sobre atividade física como forma de educação em saúde, através de métodos participativos para dar significado à teoria.
 
Para manter a energia e animação lá em cima, todos participaram de um lanche coletivo com salgados e doces, frutas e sucos. Como parte do encerramento, as pessoas tiveram que mostrar todo o gingado na dança circular e no FitDance, promovido pela agente comunitária de saúde do Humaitá,  Rosângela Santos.
 
Entusiasmada, Ana Maria dos Santos Silva, de 66 anos, conta que frequentava o projeto já há algum tempo, mas por problemas pessoais, ficou cerca de três anos sem comparecer. Com o sorriso estampado no rosto e feliz por estar de volta ao projeto, ela disse que seguirá indo às aulas. “Tem que desenferrujar. É ótima essa atividade, porque aqui eles conseguem levantar o astral das pessoas, conseguem dar ânimo para todos saírem de casa e praticar atividade física. É uma benção isso pra gente”.
 
Maria Conceição dos Santos Nunes, de 67 anos, já virou participante assídua do projeto e está diariamente tendo contato com os profissionais de saúde da ESF Ponte Nova, que foram bastante elogiados por ela. Maria conta que com os exercícios e a medicação correta, conseguiu controlar a pressão alta e a diabetes. “É maravilhoso fazer parte disso. Eu já fazia caminhada, mas em grupo é bem melhor. Nunca vi um médico tão bom e incentivador como o doutor Yago de Oliveira. Fazemos diversas atividades, todos juntos”.
 
O aposentado José Eugênio de Castro, de 65 anos, contou que desde que frequenta o projeto, sua saúde melhorou 100%. “Eu vivia nos pronto-socorros da cidade, mas, graças a Deus e a essas atividades físicas, estou progredindo”.
 
"Discutir e promover saúde é trazer movimento à vida. É incluir a educação em saúde de forma engajada pela experiência do viver e sentir. É sair do foco da doença e pensar na qualidade de vida", ressalta a fisioterapeuta da equipe do NASF e uma das responsáveis pela realização do evento, Aline Bernardes.
 
Resgate da identidade: tempo-espaço à promoção da saúde 
 
O premiado projeto, organizado por Aline Bernardes e pelo médico da unidade, Yago de Oliveira Torres Pinto, realiza atividades coletivas e abertas quatro vezes por semana, com duração de uma hora. As ações são focadas em estimular a funcionalidade, saúde e expressão corporal. Também está incluído um momento para o estímulo do exercício da cidadania e de educação em saúde. 
 
Três vezes por semana são promovidos grupos de caminhada nas redondezas da ESF, com as agentes comunitárias de saúde da unidade. Uma vez por semana são realizadas atividades com o intuito de articular e fortalecer as redes territoriais da região.
 
Outras ações são realizadas no projeto, como a horta comunitária e terapêutica, artesanato com pintura e crochê, aula de boxe, rodas de conversa com psicólogo,  passeios, teatro, alfabetização e escrita poética.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite