Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
28/04/2023
NOTÍCIAS
Alunos da UE Nilton Ribeiro recolhem mais de 50 quilos de resíduos da Praia de Paranapuã
A aula desta quinta-feira (27) de 24 alunos do 4º ano da UE Nilton Ribeiro na beira do mar. O objetivo foi conhecer mais sobre a preservação ambiental e fazer a limpeza da praia Paranapuã. Ao todo, foram recolhidos 55 quilos de resíduos. 
 
Eles foram convidados pela Secretaria do Meio Ambiente (Semam), dentro do projeto Ecomar, para participarem das atividades.
 
Para o coordenador da UE Nilton Ribeiro, Sérgio Figueira de Freitas, "é de suma importância a conscientização de Educação Ambiental. Pretendo trazer outras turmas da escola".
 
Entre os pequenos defensores da natureza estava Davi Castro, 9 anos, que participou pela primeira vez da ação e tem consciência da importância da preservação do meio ambiente e suas espécies. "É bom para o mundo não ficar poluído, para os bichos não morrerem e é melhor para todos. A gente tenta fazer o melhor, mas sempre há alguém que joga lixo no chão".
 
Com o mesmo pensamento que o colega, Sofia de Souza da Silva, 10 anos,  gostou de participar da atividade e comentou que levará para a vida o que aprendeu. "É ruim porque as pessoas jogam lixo em locais errados, e esses objetos vêm para o mar. Isso pode matar os animais".
 
A coordenadora do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Vandilma Galindo, ressaltou sobre a importância da ação. "O objetivo do estudo de hoje foi, não só apresentar aos estudantes da UE Nilton Ribeiro a área de preservação ambiental em que a escola está inserida, mas também o parque Xixová Japuí". 
 
Projeto - A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) executa o projeto Ecomar com recursos vindos de um Ajustamento de Conduta que o Ministério Público (MP) repassa. "Sem custo para esse projeto, sendo que uma das frentes são esses mutirões, e estamos tentando a aproximação com as escolas e comunidade para criar uma cultura de combate ao lixo no mar".
 
Parque Estadual Xixová-Japuí - A gestora do Parque Estadual Xixová-Japuí, Marisa Goulart, comentou que o local é de uso público e que eles recebem escolas e visitantes que queiram conhecer. "Explicamos uma visão do que é a questão ambiental e a proteção. Aqui, por ser uma área de proteção integral, a gente sempre explica o que pode e o que não pode fazer. Inclusive com a questão do lixo, para que não seja descartado em locais impróprios". 
 
O e-mail para agendamento da visita para escolas é pe.xixovajapui@fflorestal.sp.gov.br
 
Praia Paranapuã - também conhecida como praia das vacas, é um dos únicos refúgios da Baixada Santista que serve como área de descanso, alimentação e reprodução para aves migratórias e residentes, sendo algumas ameaçadas de extinção, como é o caso do trinta-réis-real (Thalasseus maximus). 
 
Por esse motivo, essa praia possui acesso restrito, mas pode ser visitada com a equipe do parque para atividades escolares e com os monitores ambientais autônomos.
 
Por Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite