Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
11/05/2023
NOTÍCIAS
Criar, empreender, produzir: alunos do Numaa dão aula de superação
Um grupo de alunos do Núcleo Municipal de Atendimento ao Autista (Numaa)  Ana Lúcia Almeida de Oliveira, no bairro Náutica III, demonstra que o céu é o limite no quesito autonomia. Sob orientação da professora Ana Carolina, oito estudantes da unidade educacional traçaram como objetivo realizar um passeio no Zoológico de São Paulo e, claro, fazer um gostoso lanche no final do dia em uma rede de fast-food na capital paulista.
 
Para obter os valores necessários, todos se envolveram na confecção de cadernos e cadernetas estilizados. As capas dos materiais são verdadeiras obras de arte, pintadas pelos próprios alunos. O lucro proveniente da venda será utilizado para o lanche, uma vez que o transporte já foi garantido pela Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc). O programa está agendado para 30 de maio.
 
Professora da turma, Ana Carolina Costa de Oliveira explica que o foco é a ida ao zoológico, mas passeios como este têm uma função mais que social. “Trata-se de uma oportunidade de exercer as chamadas atividades da vida diária (AVD), aprendendo a lidar com situações cotidianas, como pedir um lanche, pagar, sentar à mesa, aguardar o pedido ficar pronto, pegar a bandeja, jogar o resto no lixo… todo esse processo que para nós é automático, para eles exige um treino de rotina”, detalha a professora.
Para a coordenadora pedagógica Érica Silva de Araújo “é importante eles produzirem algo que vai gerar uma renda para custear o próprio lanche, mas o principal neste projeto está na socialização e na vivência, além de exercitar a coordenação motora”.
 
No ano passado, a mesma turma adotou a estratégia, tendo como destino o passeio em um shopping da Baixada Santista, com direito a jogo de boliche, além de visitarem uma exposição de artes. 
 
O Numaa atende 120 crianças com necessidades educacionais especiais, oferecendo oficinas de culinária e artesanato. A unidade conta com uma equipe de profissionais habilitados em educação especial, enfermaria e atendentes de educação. 
 
 
 
Texto- Renato Pirauá
Fotos - Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite