Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
11/05/2023
Área Continental recebe sala de atendimento do Programa Acolhe Mãe
Pensando em ampliar o atendimento também para as futuras mamães da Área Continental, o Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) inaugurou o segundo consultório de psicologia do Acolhe Mãe na quinta-feira (11).

A sala recebeu o nome da professora, psicóloga e doutora Maria Izabel Calil Stamato. “Ela era realmente inspiradora. Uma mulher incrível e muito humana. Deixa muitas saudades. Agradeço às filhas pela presença no dia de hoje e pelo apoio”, agradeceu a presidente do FSS-SV, Thaynã Amado.

O prefeito Kayo Amado celebrou mais essa conquista em prol da Cidade. “É muito bonito ver nosso Fundo Social trabalhando na assistência direta, seja no olhar humanizado ou na oferta de enxovais. O Acolhe Mãe é um legado que a nossa gestão deixa para São Vicente”.

Criado em 2021, a iniciativa tem o objetivo de ofertar atendimento psicológico adequado e humanizado para gestantes de São Vicente que fazem acompanhamento pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao final dos atendimentos, as futuras mamães recebem um enxoval para o bebê. Cerca de 200 gestantes já foram atendidas.

“A gestante passa por muitas mudanças físicas e emocionais. Ter  alguém para conversar e falar o que ela está sentindo é essencial. Uma gravidez traz uma mistura de sentimentos e o acompanhamento psicológico é muito importante durante essa fase”, explica Thaynã, que também é psicóloga.
A secretária de Saúde, Michelle Santos, destacou que o programa faz parte do pacote de iniciativas para reduzir o índice de mortalidade materno-infantil. “A partir do momento que nós podemos salvar uma mãe também psicologicamente, os resultados aparecem. Os índices de mortalidade em São Vicente estão reduzindo e sendo reconhecidos”.

Para ser atendida pelo programa Acolhe Mãe, a gestante precisa passar por atendimento na UBS mais próxima de sua residência ou preencher o formulário pelo link https://www.saovicente.sp.gov.br/formulario-programa-acolhe-mae.

Confira os endereços das salas de acolhimento:

Área Continental: Unidade da Saúde da Mulher, na Rua Salvador, 60 - Vila Ponte Nova).

Área Insular: Unidade de Saúde Básica Central (UBS Central), na Avenida Antônio Emmerich, 509 - Vila Mello).