Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
12/05/2023
Secretaria de Educação lança programa PROCOR para toda Rede de Ensino
Com o objetivo de divulgar a história dos negros e indígenas para alunos da rede municipal, responsáveis e membros da Secretaria de Educação (Seduc), São Vicente lançou o PROCOR. Entre as ações previstas, está a criação de um curso de 32 horas e a promoção de atividades alusivas ao tema durante todo o ano.

Baseado nas leis de inclusão do aprendizado da cultura e história africana e afro descendente na base curricular e nas disciplinas que compõem o Ensino Fundamental, o programa atenderá tanto a comunidade escolar da Rede Municipal, quanto trabalhará com setores públicos e servidores. O projeto contará ainda com visitas em espaços culturais e eventos de formação com contação de histórias sobre lendas africanas.

Apresentado à equipe da Secretaria de Educação em 21 de março, Dia Internacional da Luta pela Discriminação Racial, o programa também pretende mensurar o número de servidores que se identificam como negros, pardos e indígenas na Secretaria e Unidades Educacionais do munícipio, além de conhecer personalidades negras e indígenas da cidade que fazem parte da história de São Vicente. A coordenadora do programa, Patrícia Ramos, destacou a importância que a adoção desse programa terá para os jovens como fator de identificação das suas origens e empoderamento pessoal.

“O PROCOR vem para colaborar nas ações de abordagem das questões raciais e de equidade, tanto dentro da nossa Secretaria, como dentro das nossas escolas, de forma que os negros e indígenas possam ser valorizados e entendidos pela sua história. E com isso, esperamos contribuir com o processo de identificação dos alunos dentro da sala de aula, para que no seu dia-a-dia ele possa desenvolver ainda mais as suas habilidades na aprendizagem e trabalhar a conscientização de todos. Dessa forma, esperamos contribuir com um futuro melhor para esses alunos ditos negros, pardos e indígenas”.

Por - Renan Pablo