Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
13/05/2023
Políticas públicas para pessoas surdas é tema de debate
A Câmara Municipal de São Vicente realizou na tarde deste sábado (13) audiência aberta aos munícipes para discutir políticas públicas voltadas à população surda e assistir palestras sobre inclusão.

Além da comunidade surda, a organização ampliou o convite a Pessoas com Deficiências (PCDs) em geral. Seguindo a recomendação dos organizadores, prevaleceu o uso de camisetas pretas entre os presentes, reforçando o viés de luta dessa parcela da população.

Para Adílson da Farmácia, presidente da Câmara e autor da propositura que resultou na audiência pública, promover a inclusão é urgente. "É um assunto que precisa estar no dia a dia. Datas específicas são importantes, mas é nosso dever trazer essa pauta para o cotidiano".

De acordo com Igor Iwanoff, presidente da Associação das Pessoas Surdas de São Vicente (ASSV), quebrar tabus ainda é um dos principais desafios. "O preconceito existe porque temos medo do desconhecido. Mas, se eu aceito e começo a conhecer o outro, começo a quebrar essas barreiras".

A audiência pública teve transmissão no YouTube da Câmara, na página de Facebook da Câmara, e nos canais 11 da Net, 11 da VIVO, e 36.1 da TV aberta.

O evento foi uma parceria do Legislativo vicentino com a Associação, a Organização Nacional da Diversidade Surda (Onas) e a ASSV.