Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
12/05/2023
Secretaria de Saúde entrega 18 equipamentos de reabilitação
A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV) e a Diretoria de Atenção Especializada (DAE) realizaram, nesta sexta-feira (12), mais uma entrega de equipamentos para pacientes que fazem reabilitação na Cidade. Foram adquiridos cinco carrinhos posturais adaptados, nove cadeiras de rodas e quatro cadeiras higiênicas para os pacientes do Reabilitar I e II, além do Centro São Camilo. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida, independência e acessibilidade para os munícipes.

A programação teve início às 8h30, no Reabilitar II, na Área Continental. Na Área Insular, o Centro São Camilo começou as entregas às 9h30 e o Reabilitar I às 13h.

Todos os novos equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do vereador Jhony Sasaki.

Gisele Cristina Barbosa Plazezuski, mãe do paciente Pedro Thyago, de 15 anos, contou entusiasmada que a nova cadeira de rodas vai ajudará muito na locomoção e no bem-estar do filho, visto que a antiga já está velhinha. ”Essa que ele tinha foi comprada pelos nossos familiares, sem medida e não é apropriada para ele. Essa nova já é totalmente diferente, é ajustada para seu uso e não vai causar tantas dores em seu corpo. Ela é mais leve para ser empurrada, portanto, até eu, que a carrego para todos os lados, serei beneficiada”.

Encarnação Cunha, de 58 anos, estava acompanhando o marido que, recebeu uma cadeira de rodas novinha em folha. Com o semblante de alegria estampado em sua face, ela conta que o novo equipamento trará mais autonomia a ele.

“Com esse novo aparelho, que tem essas rodas tão novinhas e bonitas, a vida dele vai continuar, pois, apesar da idade e dos problemas físicos de saúde, ele não consegue ficar parado, e agora ele pode sair à vontade”.

Lidiane Bitencourt, de 41 anos, estava ao lado do pai, Marco Antonio Cabral Bitencourt, de 73 anos, que recebeu dois equipamentos novos: uma cadeira de rodas e uma de banho. A filha, que é quem cuida do pai, conta que o novo aparelho vai humanizar e ajudar suas vidas. Seu Marco Antonio estava na fila de espera pelo equipamento há cerca de oito meses. “Que bom que esse dia chegou”, comemorou.

Otavio Blanco de La Coletta, de 57 anos, recebeu uma cadeira de rodas monobloco nova e adequada para seu corpo e para a correria do dia a dia. Ele conta que o antigo equipamento dificultava muito sua programação, que é cheia de consultas médicas. “Com minha cadeira nova, vou conseguir comparecer em todos meus agendamentos”.

A secretária de Saúde, Michelle Santos, marcou presença nas entregas e, contente, conversou com os pacientes e familiares. "Queremos continuar proporcionando bem-estar, condições e conforto para nossa população. A continuação dessas entregas são exemplos do trabalho lindo e inspirador que é realizado pela Coordenação de Reabilitação, que acredita, e que faz cada paciente crer na possibilidade de vencer as adversidades da vida”.

Programa - Em 1997, São Vicente iniciou o Programa Municipal de Entrega de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) para pessoas com deficiência (PCD’s). A concessão dos equipamentos era realizada no Centro de Reabilitação e Inclusão Social (antigo CRIS – atualmente Reabilitar I). O programa teve continuidade até o final de 2012, quando começaram os agendamentos no serviço estadual da Rede Lucy Montoro, que passou a suprir toda a necessidade da região.

De 2012 a 2016, as entregas passaram a ser realizadas pelo Estado. Em 2022, a Sesau retomou o programa ao conseguir verba para iniciar o processo de compra e entregas dos aparelhos, que permitem acessibilidade, reabilitação plena e inclusão social para as pessoas com deficiência.

Em março deste ano, foram realizadas duas entregas de 13 cadeiras de rodas a pacientes do Reabilitar I e II, e do Centro São Camilo.

Dando continuidade ao cronograma de entregas, ainda este mês, mais pacientes serão contemplados com novos equipamentos nos dias 19 ou 26.

Por Emerson Nascimento