Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
12/05/2023
Sedetur participa de reunião com Ministério de Turismo sobre Cadastur
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo  de São Vicente (Sedetur) participou nesta quinta-feira (11) de evento no Casa Grande Hotel, em Guarujá, onde técnicos do Ministério de Turismo (Mtur) apresentaram o programa  Cadastro Nacional do Turismo (Cadastur).

Obrigatório para meios de hospedagem, o Cadastur é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico, como Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual). Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional, permitindo ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferecer benefícios aos cadastrados.

O evento contou com a presença do diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo do MTur, Leandro Luiz de Jesus Gomes.

Na oportunidade, os técnicos do Ministério  apresentaram às prefeituras da Baixada Santista e ao trade informações sobre os requisitos necessários para participar, as vantagens, formas de obter financiamentos e como participar de programas de incentivo do Governo Federal.

Representantes do Departamento de Formalização e Qualificação no Turismo (DEQUA) também orientaram quanto à possibilidade de parceria com o Ministério para que, por meio de termo de cooperação, as prefeituras possam assumir a fiscalização do Cadastur junto às empresas que, obrigatoriamente, devem ter o cadastro.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juliana Santana, "a Sedetur estimula o cadastro dos prestadores de serviços turísticos na Cidade, promovendo inclusive diversas ações de sensibilização e divulgação, além do apoio técnico para aqueles que querem se cadastrar pela primeira vez ou fazer sua renovação".

Como próximo passo, a Diretoria de Planejamento da Sedetur está em contato com o Ministério para orientações quanto a parceria, além de estabelecer uma nova campanha junto ao trade turístico a fim de estimular o cadastro.