Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
15/05/2023
NOTÍCIAS
Profissionais da saúde recebem capacitação de testes rápidos de HIV/Sífilis
Celebrando o Dia Internacional da Enfermagem, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV) promoveu, na sexta-feira (12), uma capacitação de testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) como sífilis, HIV e Hepatite B e C. O treinamento também teve como objetivo qualificar os novos profissionais contratados para atuar nas unidades de saúde.  
 
A capacitação foi realizada no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, sendo destinada para os auxiliares de enfermagem e enfermeiros da rede pública de saúde. A programação ocorreu das 8h às 17h. Inicialmente foi realizado um momento de confraternização entre os participantes com um delicioso café da manhã.
 
O treinamento contou com 20 participantes que atuarão em de diversas unidades da Cidade, como Crei e o Pronto-Socorro do Jardim Rio Branco. Para instruir os profissionais de forma didática, foram lecionadas atividades teóricas e práticas. O período da manhã foi reservado para os ensinamentos teóricos, com palestras e discussão de dúvidas sobre os testes rápidos, documentação necessária, padronização, formulários, controle de qualidade, rastreabilidade e sorologia. 
 
Durante a tarde, foi abordada a parte prática do processo, como a forma correta de retirada de amostras, verificação dos resultados (positivo e negativo), entre outras atividades. 
 
Paula Jayme de Araújo, coordenadora da Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis de São Vicente, foi quem ministrou todo o treinamento cuja capacitação vai habilitar os novos auxiliares e enfermeiros para realização dos testes rápidos nas unidades de saúde. Segundo a especialista, o curso ajudará os profissionais na compreensão da eficácia dos testes e no auxílio para o diagnóstico precoce. 
 
“A partir do resultado dos exames, os pacientes dão início ao tratamento contra as doenças. Nas UBS’s/ESF’s, o teste rápido de HIV e sífilis é preconizado no pré-natal, ou seja, esses profissionais serão responsáveis pela realização desses exames e ajuda para que a gestação dessas mães seja forte e saudável”.
 
A enfermeira Jussara Pereira Matos, de 41 anos, destaca que a capacitação foi mais um grande passo dado em sua carreira profissional. “Principalmente na urgência e emergência, área onde atuo, ocorrem muitos acidentes de trabalho. Isso impacta o dia a dia dos profissionais nas unidades. Temos que correr imediatamente para realizar os testes rápidos dando segmento de como será o tratamento desse trabalhador. Essa iniciativa da Sesau é muito boa, pois temos que capacitar toda equipe de saúde da nossa Cidade. É de suma importância ressaltar o conhecimento e a eficácia dos testes e de todo procedimento envolto”.
 
Por Emerson Nascimento e Alanis Ribeiro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite