Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
15/05/2023
NOTÍCIAS
Maio Amarelo inicia atividades na minicidade da Praça 22 de Janeiro
Com o objetivo de ensinar os futuros motoristas para que se tornem difusores de conhecimento, São Vicente inicia o mês de educação no trânsito com atividades na minicidade criada na Praça 22 de Janeiro.
 
Semáforo, faixa de pedestres, placas de sinalização e até agentes de trânsito estarão entre 15 de maio e 15 de junho recebendo cerca de 2 mil alunos de 12 escolas municipais da Cidade, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, o percurso permanece livre para quem quiser brincar.
 
Fazendo o uso de patinetes e a pé, as crianças podem percorrer o circuito simulando as condições de trânsito do dia a dia e estimulando a convivência harmoniosa entre pedestres e motoristas. 
 
O Prefeito Kayo Amado parabenizou a equipe realizadora, elogiou as crianças e falou sobre a importância de ensinar regras e deveres no trânsito aos alunos. "Estamos bem felizes, todas secretarias em conjunto para realizar essa atividade acontecer. Com essas ações que fazem a criançada viver práticas de cidadania do dia a dia, mostrando a elas o que é viver em sociedade, essa iniciativa é boa e importante para fazer um futuro melhor".
 
Na primeira etapa da atividade, os alunos assistem a um vídeo com noções básicas de trânsito e regras da atividade de simulação, para, assim, irem preparados para a segunda etapa onde aprendem de forma recreativa. 
 
A ação é fruto da iniciativa das secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), Educação (Seduc) e Planejamento e Governança (Seplag).
 
O secretário da Semob, Alexandre Martins, explicou que a iniciativa foi pensada em conjunto. “A nossa diretora de sinalização e arquiteta, Caroline Marin, desenhou o projeto da pista. A Seplag nos ajudou a botar em prática, enquanto a Seduc organizou a vinda dos alunos”.
 
A cada abordagem durante o trajeto percorrido, os pequenos motoristas eram aconselhados a utilizar a faixa certa, prestar atenção nas placas e respeitar os pedestres. 
 
"Isso é educação para cidadania, pensar no futuro dos pequenos e assim formar um bom cidadão. Quando a pauta é transversal, formamos ações assim que ajudam a todos”, ressaltou a secretária de Educação, Nivea Marsili.
 
“A educação de trânsito para crianças é importante porque o bom comportamento aprendido na infância é levado para a vida adulta, assim o plano de uma São Vicente melhor acontece”, comentou a secretária da Seplag, Talita Correa.

Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite