Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
16/05/2023
Abertura da 1ª Semana Diversa Week simboliza luta contra preconceito
Uma iniciativa de resistência e luta pelo respeito à diversidade começou nesta segunda-feira (15) em São Vicente. Às 19h, no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro), foi dado início à 1ª Diversa Week Cris Lorca – Semana Municipal de Empreendedorismo LGBTQIAP , com a finalidade de incentivar a elaboração de políticas públicas em prol do público LGBTQIAP , apoiando e estimulando o empreendedorismo à comunidade, por meio de palestras e qualificações.

Inspirada na comerciante Cristiane Lorca, proprietária do primeiro quiosque de reconhecimento ao público LGBTQIAP na Baixada Santista, a medida faz parte da Lei n°4369, instituída pelo vereador Jefferson Cezarolli e sancionada pelo prefeito Kayo Amado em março deste ano.

O prefeito ressaltou que o papel da Administração Municipal vai muito além de sancionar a lei que estabeleça a iniciativa na Cidade. "É se fazer presente para evidenciar a importância desse momento. Uma semana importante para tratar de empreendedorismo e diversidade. Para homenagear uma pessoa que conecta ambos. Uma semana que era necessária e gerará muita reflexão".

Localizado na Praia do Itararé, o Quiosque da Cris conta com uma bandeira do arco-íris, hasteada na década de 80, quando a resistência ao público LGBTQIAP era ainda maior.

"Acredito que já nasci empreendendo. É como ser mãe não somente do meu negócio, mas de todos. É o Quiosque da Cris, do amor, do acolhimento. Aqui estamos para fazer história e sei bem o meu papel nessa história. Fico lisonjeada em protagonizar parte da história do empreendedorismo LGBTQIAP . Que essa semana seja de incentivo e encorajamento a todos", comentou Cris.

Em reconhecimento à luta que perdura há mais de 30 anos, a empreendedora foi contemplada com o título de Cidadã Vicentina.

Emocionada, Cris recorda as etapas concluídas durante a caminhada que a levaram a esse reconhecimento. “Sei que tudo o que fiz e faço até hoje é com muito amor. Na época do carrinho de pastel o maior recheio já era o amor. E por falar de amor, sou muito grata a Deus por poder receber ainda neste plano as felicitações e essa homenagem”.

A “1ª Diversa Week Cris Lorca – Semana Municipal de Empreendedorismo LGBTQIAP ” segue com programação extensa, promovendo palestras, bate-papo e atividades em combate ao preconceito e luta pela diversidade.

Confira a programação para os próximos dias:

Terça-feira (16), no Espaço Multicultural:

19h até 20h - Palestra “Mães pela Diversidade: ajudando famílias a ajudar seus filhos”, apresentada por Maria do Socorro Araújo e Victor Alves de Araújo;

20h30 até 21h - Palestra “Maternidade: dando vida ao direito de amar”, apresentada por Mari Cardoso;

Quarta-feira (17), no Camps da Área Continental (Rua Tenente José dos Santos, Rio Branco):

19h até 20h - Palestra “Orgulho para empreendedor é um ato de resistência: ‘Resistir para Existir’”, apresentada por Cris Lorca;

20h até 20h30 - Palestra “Comunicação para todos”, apresentada por Diego Brígido;

20h30 até 21h - Palestra “Empregabilidade para LGBTQIAP ”, apresentada por Carlos Eduardo Erbste;

Quinta-feira (18), no Plenarinho da Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1195, Parque Bitarú):

19h até 19h30 - Palestra “Alteração de Registro Civil, nome social e atendimento humanizado na rede pública (OAB)”, apresentada pela Doutora Marystella Carvalho Ferreira;

19h30 até 20h30 - Palestra “O SUS como direito de Todes - Saúde integral da população travesti e transexual”, apresentada pelo Doutor Maiky Prata

20h30 até 21h - Palestra “Os desafios das pessoas transgêneros”, apresentada por Paloma Paula Paulino Melo;

Sexta-feira (19), no Espaço Multicultural:

19h até 19h30 - Palestra “Diversidade e Adoção - Elos de Amor”, apresentada por Bárbara do Carmo Maraccini;

19h30 até 20h - Palestra “Adoção Homoafetiva”, apresentada pelo Doutor Paulo Cesar Borgomoni Neto;

20h até 20h30 - Depoimento de família formada pelas vias adotivas.