Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
17/05/2023
NOTÍCIAS
Alunos entram em contagem regressiva para lançamento de foguetes
Minifoguetes construídos por alunos da Unidade Educacional Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica III) ganharão o céu a partir das 15h desta quinta-feira (18) na Avenida Eduardo Dias Coelho, na área conhecida popularmente como “Maré”. A experiência coordenada pela professora de ciências, Eliana Isidoro, envolve turmas do 6º e do 7º ano e foi testada antes na própria UE. “Os protótipos feitos de garrafas pet são impulsionados a água e atingiram uma grande distância, superior a 100 metros. Alguns atravessaram o muro da escola e foram parar no telhado de casas vizinhas”, comemorou a professora.

O cronograma de lançamentos começou em abril, quando os grupos participaram de uma competição, credenciando os melhores para uma disputa final no Sest. A ação faz parte do projeto “Astronomia e Aeronáutica: Divertida Viagem Espacial”, como preparação para a prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

“Trata-se de uma forma de transmitir, de forma lúdica, conceitos essenciais dos componentes de química, física e matemática, além de apresentar e fomentar o interesse dos estudantes nesses dois campos do conhecimento”, completa Eliana.

Preparação - Ao longo dos primeiros meses deste ano, os alunos de Eliana Isidoro participaram de sete oficinas que envolveram desde o aprendizado teórico, como trabalhos manuais de produção do sistema solar, construção de um relógio solar, montagem de um telescópio e realização dos jogos “Passa ou Repassa” e “Bingo Astronômico”. Também foi realizada a construção de foguetes com garrafas pet para participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
 
Renato Pirauá e Renan Pablo
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite