Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
18/05/2023
Músicas de Rita Lee viram tema do Movimento Leia SV em escola municipal
Alunos da Unidade Educacional Matteo Bei (Rua Carijós, 505 - Parque São Vicente) terão contato com as músicas da Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee, dentro da programação do Movimento Leia São Vicente, que acontece nesta sexta-feira (19) em todas as escolas da rede municipal de ensino. O evento tem início às 10h.

Além de cantarem as composições da roqueira, com acompanhamento de violão, foram selecionados as frases mais marcantes ditas e cantadas por Rita, como uma homenagem à artista que partiu em 8 de maio. Alguns estudantes estarão caracterizados, usando a peruca vermelha - marca registrada da cantora. Também foram confeccionados cartazes relacionados à artista.

Intitulado “Um belo dia resolvi mudar”, em referência a uma canção de sua autoria, as turmas do 8º e 9º ano terão um momento de conhecer as canções, com suas lindas melodias e letras reflexivas que propiciam lembrar de momentos marcantes da vida das pessoas.
O tema é referência a um verso da música “Agora só falta você”, um grito de libertação de Rita, que convida as pessoas a também buscarem a felicidade.

“A Rita Lee nos faz recordar de situações felizes e pensar sobre como a vida é simples quando olhada de forma diferente”, detalha a diretora da UE, Andreza Simões.

Movimento Leia SV - O “Movimento Leia São Vicente” acontece desde 2018, numa realização da Seduc. O objetivo é incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar na realização de atividades alusivas à leitura durante todo o ano escolar, com a culminância em datas específicas e estabelecidas pela Secretaria de Educação, neste ano, nas datas 19 de maio e 1º de dezembro.
A ação já foi premiada em 2018, na categoria Secretaria de Educação, no PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Nas edições de 2019 e 2020 os temas foram, respectivamente,  “Trabalho e Projeto de Vida - Competência 6 da BNCC” e “Ler na Quarentena”. No ano de 2021, recebeu o tema “Ler para Humanizar”, e em 2022, “Ler para Superar”.

Por Renato Pirauá