Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
18/05/2023
UE da Área Continental tem exposição e homenagem ao Modernismo

O Movimento Leia São Vicente chega em seu primeiro momento do ano com atividades em todas as escolas da rede municipal. Na Unidade Educacional Mário Covas Jr (Rua Nilo de Souza Coelho, s/n - Parque das Bandeiras), estão programadas, a partir das 9h, exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, baseados na leitura de livros da Maleta Literária, além de uma homenagem ao movimento modernista brasileira e palestras com os poetas Nego Panda e Nozinho.

Outra atração é a árvore com mensagens motivacionais escritas por alunos da professora de português, Andrea Barbosa. A docente ainda preparou com os estudantes exposição de maquetes inspiradas no livro Ana Bola, de Eliana Martins, e leitura de poemas.

Já com base no livro Seis Tombos e um Pulinho, de Cláudio Fragata, que conta a vida de Santos Dumont desde a infância, alunos do 8º ano criaram réplicas do 14 Bis e de balões a ar quente. Uma turma do 7º ano preparou trabalhos artísticos em que o Pequeno Príncipe, personagem de Antoine Saint-Exupéry, conhece pontos turísticos de São Vicente. Crianças do 6º ano escreveram poeminhas em forma de quadras a partir da leitura do livro Maria Vai e Volta, de Edy Lima.

Modernismo - Relacionando a literatura à história, os professores Anselmo Araújo e Josiane Santos trabalharam com alunos a releitura de obras da Tarsila do Amaral e de Anita Malfatti, com recriações dos quadros em 3D, em forma de maquetes. No momento da exposição, alunos envolvidos na atividade estarão caracterizados com roupas da Semana de Arte Moderna, de 1922.

Palestras - Finalizando a programação, duas palestras serão realizadas. Joélcio “Nozinho” Dantas é autor do livro de poemas “Contos e versos de um camponês”, que fala sobre o trabalho na agricultura, a qual se dedica seis meses por ano (a outra metade atua como pedreiro). Já o rapper e poeta Nego Panda (como é conhecido Elton Alexandre) fará uma apresentação performática de seus versos. Mestre em capoeira, pedagogo com pós graduação em psicopedagogia e idealizador do Sarau das Ostras - o primeiro sarau de literatura periférica. É dono da editora Periferia tem Palavra, que produz livros de forma artesanal, Nego Panda incentiva a difusão da poesia, tendo publicado uma coletânea com diversos autores, entre os quais o professor de educação física da unidade, Michel Leite Viana.

Movimento Leia SV - O “Movimento Leia São Vicente” é uma realização da Seduc. O objetivo é incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar na realização de atividades alusivas à leitura durante todo o ano escolar, com a culminância em datas específicas e estabelecidas pela Secretaria de Educação, neste ano, nas datas 19 de maio e 1º de dezembro.
A ação já foi premiada em 2018, na categoria Secretaria de Educação, no PROLER - Programa Nacional de Incentivo à Leitura. Nas edições de 2019 e 2020 os temas foram, respectivamente,  “Trabalho e Projeto de Vida - Competência 6 da BNCC” e “Ler na Quarentena”. No ano de 2021, recebeu o tema “Ler para Humanizar”, e em 2022, “Ler para Superar”.

Por - Renato Pirauá