Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
18/05/2023
NOTÍCIAS
Foguetes construídos por alunos atingem mais de 100 metros de distância
Dezenas de minifoguetes construídos por alunos da Unidade Educacional Pastor Joaquim Rodrigues da Silva (Náutica III) foram lançados na tarde desta quinta-feira (18) na Av. Eduardo Dias Coelho, via que margeia a área conhecida popularmente como “Maré”. Impulsionados a água e a ar, alguns protótipos superaram a distância de 100 metros.
A ação envolvendo turmas do 6º e do 7º ano foi coordenada pela professora de ciências Eliana Isidoro, que integra o quadro da rede municipal há 20 anos e desenvolve o projeto desde 2008. “Explico toda a organização e eles montam os foguetes na sala de aula, com uso de duas garrafas pet e demais materiais recicláveis”, detalha a docente. 
A atividade atende o calendário da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), que terá aplicação de prova nesta sexta-feira (19) em todo o território nacional, e à Mostra Brasileira de Foguetes, classificando os melhores para a final no Rio de Janeiro, em dezembro. “Estimulo meus alunos a gostarem de ciência, em especial de maneira prática. Muitos ex-alunos meus trabalham hoje com física, química, biologia…”, orgulha-se Eliana.
Diretora da unidade, Débora Schlicht acrescenta que os alunos ficam super-empolgados, pois colocam em prática o que aprendem na teoria. “Esse momento de lançamento é um dia especial, de festa para eles. Fico realizada de ver professores, pais e estudantes envolvidos e felizes com os resultados”.
Mãe da aluna Lavínia, Thamirys Francisco elogiou a iniciativa. “Não havia esse tipo de aula na minha época. Acho bem legal uma experiência como essa. É uma oportunidade de aprender de uma forma diferente fora da sala de aula. Assim que tem que ser uma boa escola”. Lavínia disse que foi bem proveitosa a aprendizagem com foguetes. “A professora Eliana é bem legal, ensina muita coisa para a gente”, completou a aluna do 6º ano, que construiu o foguete com as colegas Isabella e Pérola. “No lançamento da escola, comemoramos muito porque nosso foguete atingiu 125 metros de distância. Não esperávamos que fosse tão longe”, revelou Pérola.
 
Texto - Renato Pirauá
Fotos - Cynthia Rocha
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite