Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
24/05/2023
NOTÍCIAS
Homenagem a Rita Lee gera reflexão em manhã especial na UE Matteo Bei
A manhã de sexta-feira (19) foi bem diferente para os alunos da Unidade Educacional Matteo Bei (Rua Carijós, 505 - Parque São Vicente), que tiveram contato com as músicas da Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee, dentro da programação desenvolvida pelo Movimento Leia São Vicente.
 
Os estudantes cantaram as principais composições de Rita, acompanhadas por um belo violão. Além disso, foram selecionadas as frases mais marcantes ditas e cantadas por Rita, como uma homenagem à artista, que partiu no dia 8 de maio. Alguns alunos estavam caracterizados, utilizando a tradicional peruca vermelha - marca registrada da cantora. Também foram confeccionados cartazes em alusão à artista.
 
No evento intitulado como “Um belo dia resolvi mudar”, em referência a uma canção da autoria de Rita Lee, as turmas dos 8º e 9º anos tiveram um momento para conhecer as canções, com suas lindas melodias e letras reflexivas que propiciam lembranças de momentos marcantes na vida das pessoas.
 
O tema é referência a um verso da música “Agora só falta você”, um grito de libertação de Rita, convidando as pessoas a também buscarem a felicidade. 
 
O intuito dessa mobilização foi, além de apresentar as obras de Rita Lee aos alunos, ressaltar sua história e importância para a sociedade brasileira, pois muitos não a conheciam. É o caso das alunas Yasmin Moreira e Thalita Aparecida, que ficaram fascinadas pela cantora. "A gente não fazia ideia, mas esse projeto da escola foi muito legal para conhecermos melhor a história dela", comentou Yasmin. 
 
Não foi somente a trajetória de Rita Lee que impressionou duas alunas. Ambas se identificaram com as letras e os significados das músicas. "Gostamos de Reza e Ovelha Negra. Pesquisamos e nos identificamos, por ela ter escrito a canção devido ao fato de ter sido expulsa da banda dos Mutantes. Rita não se encaixava no grupo, pois estava ‘fora do padrão", completou Thalita.
 
A diretora da UE, Andreza Simões, ressalta a importância cultural do evento. "É fundamental resgatar e apresentar a nossa cultura musical. Logo de cara, eles começaram a se envolver bem com a ideia e amaram a Rita Lee".
 
Movimento Leia SV - Realização da Secretaria de Educação (Seduc), a iniciativa visa incentivar o hábito da leitura por parte dos estudantes e comunidade escolar na realização de atividades alusivas à leitura durante todo o ano escolar, com a culminância em datas específicas e estabelecidas pela Seduc. Neste ano, os dias selecionados foram 19 de maio e 1º de dezembro.
 
Por Maurício Massaro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite