Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
24/05/2023
Operação policial simula atendimento à ocorrência de assalto no Brisamar
São Vicente parou na noite desta terça-feira (23) para acompanhar uma simulação de atendimento à ocorrência de assalto no Brisamar. Inédita na região, a parceria entre o shopping e o 39º Batalhão da Polícia Militar (BPM/I) trouxe o caso à realidade, a fim de capacitar os profissionais, os agentes de segurança e orientar a população a adotar métodos de prevenção.

De acordo com o Tenente Coronel PM Washington, do 39º BPM/I - PMESP, o simulado serve como treinamento para o aprimoramento das técnicas policiais empregadas em ocorrências dessa natureza. “É importante aproximá-los de uma ação efetiva para que eles conheçam o local e tenham uma conduta operacional mais assertiva na tomada de decisão", afirma Washington.

Tudo começou por volta das 23h. Simulando o papel de infratores, policiais adentraram ao shopping pelo andar térreo, na Rua Jacob Emmerich. O vigilante posicionado na entrada notou atitude suspeita por parte dos indivíduos e, em seguida, comunicou a central de monitoramento.

Os suspeitos se dirigiram a uma loja de artigos de informática localizada no 2º piso, e anunciaram o assalto. Simultaneamente, um civil presencia o ato e aciona a PM, via 190, para o atendimento da ocorrência. Além disso, a pessoa informou a equipe de segurança do shopping, que solicitou o fechamento dos demais estabelecimentos. Já notificados, os agentes iniciaram a busca pelos infratores. Toda a comunicação foi feita via rádio pelo Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).

Os profissionais obtiveram êxito e conseguiram deter os criminosos e confortar as vítimas. Em seguida, foi feito procedimento de primeiros socorros sobre os infratores, visto que, no confronto, eles acabaram sendo baleados.

Todas as ações do simulado foram feitas por policiais militares com munições de festim, sem risco para qualquer pessoa ou patrimônio no entorno.

A ação foi gravada e, posteriormente, será utilizada em um filme com orientações para a população, sobre como proceder no caso de ocorrências desta natureza.

“Esperamos que, claro, o cidadão nunca precise passar por isso, mas é muito bom perceber que a força policial está pronta para reagir numa ocasião como essa. Hoje a Cidade conta com uma central de monitoramento 24h e está ampliando o sistema de câmeras para trazer mais eficiência e, consequentemente, apoiar melhor as forças de segurança”.

A Prefeitura auxiliou a simulação com a sinalização de trânsito operada pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) no fechamento das ruas no entorno do Brisamar.

Integração - A Administração Municipal tem fortalecido cada vez mais o diálogo com o Estado a fim de desenvolver novas estratégias na área da segurança pública. Visando coibir a criminalidade e ampliar os mecanismos de defesa do cidadão, foi inaugurado em setembro de 2022 o Centro de Controle Operacional (CCO), primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente. O espaço conta com profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), PM e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

O monitoramento integrado ao CCO é garantido por meio de 30 totens espalhados pela Cidade. Os equipamentos captam imagens em 360º e possuem alcance de até 2 km, além de botão do pânico, recurso que as pessoas podem utilizar caso precisem registrar uma denúncia.

Além disso, como ressaltado pelo prefeito Kayo Amado, o Município está trabalhando na instalação de novas câmeras de alta resolução em pontos estratégicos, ampliando os mecanismos das forças de segurança.