Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
25/05/2023
Programa Veterinários nos Bairros atende quase 50 pets na Rua Japão
Nesta quarta-feira (24) foi a vez da Rua Japão receber a equipe de profissionais do "Veterinários nos Bairros”. Os moradores levaram seus cães e gatos para serem avaliados pelos veterinários e agentes de endemias. Além disso, um pet foi adotado.

Esse é o sexto bairro que a ação alcança, totalizando o atendimento gratuito de 48 animais, sendo que 36 deles receberam aplicação de remédio contra pulgas, além de cerca de 18 castrações agendadas.

A ação conta com dois veterinários e três agentes de combate à endemias. Vale ressaltar que não haverá a realização de castração, vacinação ou exames. No local, é feito um atendimento básico e, se necessário, o animal e seu tutor são encaminhados para um atendimento secundário no equipamento mais próximo.

A iniciativa é mais uma ação da política de proteção e bem-estar dos animais praticada pela Prefeitura. O trabalho é executado por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), cujo objetivo é levar atendimento clínico de qualidade para dentro dos bairros da Cidade.

Dessa vez, a ação, além de contar com a estrutura de consulta veterinária, contou com brinquedos infláveis, pipoca e música para o lazer da  criançada, com apoio do vereador Jhonny Sasaki.

Alexandre Vianna, secretário adjunto de Bem-Estar Animal, orienta a população a levar seus cães e gatos para consultas de rotina. “Nosso equipamento do Veterinários nos Bairros tem o objetivo de aproximar a população vicentina do atendimento de cães e gatos. Nesse primeiro mês, já fizemos cerca de 600 atendimentos. São dois equipamentos fixos: um na Ulisses Guimarães e outro no bairro do Voturuá. Então toda quarta-feira fazemos essa aproximação para dar a assistência necessária e de qualidade à população e seus pets que amamos”.

Adoção - Além do atendimento, houve evento de adoção durante a ação , aproveitando a oportunidade para dar visibilidade aos animais que necessitam de um lar. Todas as quintas-feiras a iniciativa também está presente na Praça dos Correios.

Alessandra e a mãe, moradoras do bairro, foram conferir a ação. “Fazia tempo que meus cachorros não passavam por consulta. É bom que aqui na Rua Japão tem bastante cachorro, e por ser uma pracinha o pessoal acaba abandonando muitos animais aqui. Então é sempre bom ter esse tipo de campanha para fazer adoção e tirar os cachorros da rua, poder regularizar as vacinas dos pets. Eu gostei bastante”.

O horário de atendimento do Veterinários nos Bairros é das 9h às 12h. Não é preciso agendamento. É necessário que o tutor do animal seja maior de 18 anos e leve documentos pessoais, além do comprovante de residência. Caso o animal tenha carteira de vacinação, também é importante levar. Cachorros de grande porte ou agressivos devem utilizar focinheira.

Lagoa do Quarentenário - O próximo lugar a receber o ‘Veterinário nos Bairros’ é a Lagoa do Quarentenário, na quarta-feira (31), das 9h às 12h.

Por Cendy Domingues