Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
25/05/2023
NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde promove capacitação sobre cuidados paliativos
A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau-SV), em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho - Saúde / Gestão e Assistência, promoveu, nesta quinta-feira (25), uma capacitação sobre cuidados paliativos. A palestra foi realizada no auditório da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, reunindo cerca de 30 estudantes e profissionais da rede pública de saúde. A programação teve início às 9h e encerramento às 11h30. 
 
Inicialmente, foi organizada uma dinâmica de controle de respiração entre os participantes para ajudar na concentração. Em seguida, os responsáveis promoveram uma atividade de presença realizada com bexigas. Os participantes não podiam deixar os balões estourarem ou caírem no chão. Para isso, cada um deveria ajudar a pessoa que estivesse ao lado. O objetivo foi conscientizar, de forma prática e dinâmica, sobre o funcionamento dos cuidados paliativos, ou seja, como uma rede de apoio, seja familiar ou profissional, pode ajudar a melhorar a qualidade de vida. 
 
“Formação técnica todos nós temos e podemos ter, mas, além disso, somos seres humanos. Então, quando falamos em cuidados paliativos, devemos lembrar que, quando vamos ajudar alguém, precisamos estar realmente ao lado daquela pessoa”, declara a palestrante Claudia Jacob, assistente social com especialidade em cuidados paliativos e coordenadora do setor de Humanização da Santa Casa de Santos. 
 
“Sou uma paciente de cuidados paliativos. Tenho insuficiência cardíaca e, exatamente por isso, estou aqui, para desmistificar o estereótipo existente, pois os cuidados paliativos vão desde estar 100% como eu estou hoje, a 0% como já estive um dia. Por isso, existe uma tabela para acompanhar a evolução da patologia”, complementa a assistente social.  
 
No decorrer da capacitação, ficou destinada somente a parte teórica, na qual foi abordada a definição de tratamento paliativo, quais os cuidados e a importância do apoio e humanização profissional ao paciente e à família. 
 
“Estar nessa capacitação é muito importante para nós, porque estamos nesse processo de formação. Logo seremos os profissionais que estarão atuando nesses campos, o que torna essa oportunidade de aprendizado muito importante, pois contribui para o nosso futuro prático” diz Luany Vitória, estudante do 5º semestre de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 
 
Após o treinamento, todos  receberam um certificado de aptidão em capacitação sobre cuidados paliativos, e participaram de um coffee-break.
 
Cuidado paliativo - O procedimento trata-se da abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida, através de prevenção e alívio do sofrimento.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite