Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de maio de 2024.
02/06/2023
NOTÍCIAS
Gincana Sustentável Solidária ganha fôlego na Semana Ambiental
Desenvolvida em todas as escolas municipais de São Vicente, a 2ª da Gincana Sustentável pretende intensificar a partir do Dia do Meio Ambiente a arrecadação de tampinhas plásticas, lacres de bebidas em lata e sucatas de eletroeletrônicos. A data é celebrada na segunda-feira (5).
 
Lançada em março, a edição de 2023 da iniciativa promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS,  Nº12, e as metas globais de desenvolvimento sustentável,  estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em relação ao consumo e produção sustentáveis.
 
Entre as atividades implementadas estão a coleta seletiva, reciclagem e a logística reversa dos materiais. No final do ano, terão  premiações em quatro categorias diferentes para o maior número de arrecadações por escola, sala e aluno. 
 
O projeto teve início no ano passado e arrecadou cerca de cinco toneladas de resíduos, que foram transformados em objetos para o uso da população, como cadeiras de rodas.
 
As atividades realizadas com os estudantes em sala de aula têm apoio de livros, gibis, jogo de tabuleiro e uma plataforma com diversas instruções de exercícios voltados à educação ambiental.
 
A Gincana Sustentável Solidária é fruto de uma parceria entre Secretaria de Educação (Seduc) e a Secretaria do Meio Ambiente (Semam). O evento ainda conta com o auxílio de parceiros e apoiadores, como o Projeto Meio Ambiente nas Escolas, Projeto Ecoviver, Mundo Clean Reciclagem, Japuí Gestão de Resíduos, Pro Lata Reciclagem e o Núcleo de Cultura de Paz e Não Violência da Secretaria de Educação.
 
Por Renato Pirauá e Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite