Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
05/06/2023
NOTÍCIAS
Alunos da UE Vera Lúcia realizam de ação em prol ao meio ambiente
Na manhã desta segunda-feira (5), os pequenos guardiões do futuro da UE Vera Lúcia Machado Massis, armados com determinação, recolheram resíduos de plásticos na região do estuário, próximo à escola, assim atendendo a um chamado urgente de um mundo sustentável e seguro. 
 
A escola situada no bairro Náutica 3 reuniu alunos e professores para recolher resíduos do estuário. A atividade, organizada pela equipe de professores, teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre os impactos negativos dos resíduos plásticos no ambiente e incentivar práticas sustentáveis de conservação. Durante a manhã, os participantes percorreram as margens do estuário, coletando os plásticos descartados de forma inadequada.
 
"Um dos objetivos é trabalhar a questão do que significa maré, como também conscientizar sobre quais as práticas esportivas pode praticar no local do estuário" destacou a  coordenadora pedagógica, Paula Massae.
 
A ação integra o projeto “Da Maré ao Mar, Vamos Surfar!”, idealizada por Paula e lançado em abril com a proposta de estudar a região de estuário, popularmente conhecida pelos munícipes como “maré”, contemplando alunos do 1° ao 9° ano em um trabalho interdisciplinar.
 
Pela manhã, a iniciativa contou com a participação de 24 alunos do 7º ano, que se dividiram em três grupos para uma abordagem mais eficiente. Emanuel Medeiros, do 7º A, expressou sua satisfação em contribuir para a causa, e deixou um recado para a população. "Achei a ação bem legal, retirei bastante plásticos e bituca de cigarro. Realizar essa ação me fez pensar que a população deveria se conscientizar mais e não  jogar lixo em local aberto. Tem várias lixeiras espalhadas no bairro, e não tem motivo pra jogar no chão".
 
Além da coleta dos resíduos plásticos, a escola também promoveu uma conversa sobre a  importância de esclarecer a diferença entre maré e mar e principalmente o cuidado que devemos ter ao escolher um local para a prática de esportes de lazer. O engajamento dos estudantes foi surpreendente. Equipados com luvas, sacos de plásticos, coletes e com olhares curiosos e espíritos colaborativos, eles recolheram 35 quilos e 600 gramas em uma hora de diversos materiais, como tampas plásticas, canudos etc. 
 
A ação do “EcoMar” em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), serve como um exemplo inspirador para a comunidade, demonstrando a importância da conscientização ambiental e da participação ativa na preservação dos recursos naturais. Além dessa ação promovida no Dia Mundial do Meio Ambiente, a escola tem uma programação com etapas de aprendizagem sobre educação ambiental. A culminância será uma aula prática de Surf na praia do Itararé com os professores de Educação Física e os profissionais da Escolinha de Surf da Cidade.
 
Adriana Lima, membro do Núcleo de Educação Ambiental da Semam explica que "Hoje a Secretaria de Meio Ambiente veio com o projeto Ecomar, junto do projeto "Da Maré ao Mar, Vamos Surfar!”. Viemos dar apoio e orientações, pois se trata de uma data apropriada para promover a conscientização".
 
No período da tarde, a mesma ação foi realizada com crianças do 3º ano da UE.
 
COMEMORAÇÃO MUNDIAL - O Dia do Meio Ambiente é uma data globalmente reconhecida, celebrada em 5 de junho, que visa aumentar a conscientização sobre a importância da proteção ambiental e incentivar ações individuais e coletivas em prol de um planeta mais sustentável.
 
Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite