Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 16 de junho de 2024.
06/06/2023
NOTÍCIAS
São Vicente prioriza primeira infância por meio do Programa Criança Feliz
Nos primeiros anos de vida de uma criança, é muito importante que a base familiar esteja sólida. Mas nem sempre isso ocorre e, por isso, em 2016, o Governo Federal implantou o Programa Criança Feliz, cujo objetivo é apoiar e acompanhar o desenvolvimento integral na primeira infância, que vai até os 6 anos de idade. 
 
Em São Vicente, a iniciativa foi aderida em 2017 e, desde o fim de janeiro de 2023, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), vem trabalhando com afinco para a qualificação do acompanhamento à primeira infância. 
 
Por isso, na última sexta-feira (2), duas supervisoras do Programa Criança Feliz, estatutárias na Sedes, concluíram uma capacitação sobre o assunto juntamente com profissionais de outros municípios do Estado de São Paulo. 
 
As duas servidoras contempladas foram a assistente social Eliana Nascimento Rodrigues e a psicóloga Jassiane Granemann. Ambas estão como supervisoras do Programa Criança Feliz no Município. 
 
Eliana explica que a capacitação trabalha a primeira infância e o desenvolvimento integral da criança com apoio à família. "Esse programa passa pelo Governo Estadual, que lida com as diretorias regionais de cada município".
 
O Programa Criança Feliz é apto a entender 500 pessoas, sendo elas gestantes, crianças de até de 3 anos e, caso receba o Benefício da Prestação Continuada (BPC), 6 anos. As famílias devem estar inscritas no Cadastro Único (CAD Único) para programas sociais do Governo Federal.  
 
Os dois pilares do Programa são a visita domiciliar e a intersetorialidade. "Precisamos estar interligados a todas as políticas que falam da primeira infância, que asseguram os seus direitos, dialogando com as famílias que estão sendo acompanhadas no programa", explica a supervisora Eliana.
 
A outra supervisora capacitada, a psicóloga Jassiane Granemann, explica que, por meio de visitas domiciliares com visitadores treinados e capacitados, é feito um plano de ação individualizado para cada criança. "A cada visita, existe um planejamento que visa o desenvolvimento infantil, podendo ser: motricidade , socioafetiva , cognitivo e linguagem/comunicação".
 
"A Secretaria de Desenvolvimento Social tem fornecido todo o apoio e suporte para o alcance das metas estabelecidas pelos governos, bem como para sensibilizar a rede de serviços e famílias sobre a importância do atendimento voltado à primeira infância", comenta a secretária adjunta, Helena Marcon. 
 
Em virtude disso, o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente (FSS SV) tem sido um dos grandes apoiadores do Programa no Município, encaminhando famílias e ofertando cursos para as integrantes do Programa. 
 
“A primeira infância é um pilar primordial em nosso governo. E o Fundo Social oferece total apoio e suporte ao Programa Criança Feliz. Tive várias conversas e reuniões junto da Elaine para estruturar o programa de forma eficaz aqui em São Vicente e, também, deixei as portas do Fundo Social abertas para que os projetos desenvolvidos dentro do programa possam ser realizados".
 
Thaynã revela estar "muito feliz em ver o fortalecimento da equipe, pois quem ganha são as famílias assistidas".

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite