Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de junho de 2024.
12/06/2023
NOTÍCIAS
UE recebe veterinário no encerramento da Semana do Meio Ambiente
 

A curiosidade foi despertada entre os alunos dos 3º e 4º anos da Unidade Educacional Nilton Ribeiro (Rua José Júlio da Silva, s/n - Japuí), que participaram nesta segunda-feira (12) da palestra sobre a importância da preservação dos animais e os cuidados com o manuseio de seres marinhos e silvestres, com o veterinário do Instituto Gremar, Theo Miranda Reis. 

O profissional respondeu a todas as perguntas feitas pelas crianças, que puderam ver de perto alguns exemplares taxidermizados e carcaças de animais, como um filhote de jacaré, cobra cipó, raias, um casco de tartaruga, entre outros. Diariamente, pela manhã, o Gremar realiza o monitoramento das praias da região e recolhe esses animais, encontrados muitas vezes sem vida.

Nos períodos da manhã e tarde o veterinário reforçou a importância de passar esse conhecimento para as crianças, principalmente pela desinformação, que pode colocar as vidas delas em perigo. "É muito válido desenvolvermos esse trabalho, porque a criança, ao se deparar com algum animal silvestre ou marinho, quer pegar, ajudar, sem saber o risco que está correndo. Aquele animal pode oferecer riscos ou possuir alguma doença”, alertou Theo. 

Apesar de nenhum caso ter sido registrado na região, a doença da “Gripe Aviária”, causada pelo vírus H5N1, também foi pauta do encontro. Para facilitar a compreensão dos pequenos acerca do tema,  e demonstrar melhor o procedimento adequado de resgate de uma ave com possíveis sintomas, Theo vestiu a “roupa de astronauta”, como as crianças apelidaram, e realizou uma simulação com uma coruja de pelúcia.

“Vale muito a pena passar esse conhecimento. Incentivar futuros veterinários e biomédicos, quem sabe. É sem palavras”, afirmou o veterinário do Instituto Gremar.

A UE Nilton Ribeiro tem uma relação muito próxima com a natureza, uma vez que fica no bairro que é ‘abraçado’ pelo Parque Estadual Xixová, área de preservação situada entre São Vicente e Praia Grande. De acordo com o site saopaulo.sp.gov.br, trata-se de uma região de Mata Atlântica que recebe milhares de visitantes todo ano. Criado em 1993, seus 900 hectares preservam biomas como o ecossistema marinho, costão rochoso, praia arenosa, mata de restinga e mata de encosta. A Trilha do Curtume permite observar características de Mata Atlântica em matriz urbana, além de uma construção de 1914 que curtia couro de gado e chegou a levar o título de melhor couro do mundo. Pode-se observar o Oceano Atlântico e a Praia de Itaquitanduva, mas a visitação precisa ser agendada.

A ação marcou o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente, iniciada no dia 5, e serve para reforçar a importância da Gincana Sustentável, promovida pela Secretaria de Educação (Seduc) em todas as escolas da rede municipal, com recolhimento de tampinhas plásticas, lacres de latas, sucatas de equipamentos eletroeletrônicos e óleo de cozinha usado - materiais que colocam em risco a vida dos animais. 


O que é o Gremar - Fundado em 2002, o Instituto Gremar trabalha por meio de equipes multidisciplinares e se destaca pela excelência de seu atendimento, baseado em três pilares: gestão da fauna (com atendimento veterinário especializado na reabilitação de animais silvestres e marinhos); educação ambiental (com atividades elaboradas para diversos públicos em espaços formais e não formais, visando à capacitação profissional e sensibilização sobre temas ambientais relevantes, com o objetivo de promover a cidadania e a mudança de paradigmas e valores); e projeto de pesquisa (com participação em projetos de pesquisa relevantes nas áreas de conhecimento biológico, medicina veterinária e conservação ambiental).


Texto - Maurício Massaro

Fotografia - Tadeu Filho


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite