Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
15/06/2023
NOTÍCIAS
Engenheiro é homenageado com título de Cidadão Vicentino
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), o secretário de Serviços Públicos de São Vicente (Sesp), Cláudio Altafin, teve seu trabalho reconhecido em prol dos mais de 24 anos da Cidade e, nesta terça-feira (13), foi contemplado com o título de Cidadão Vicentino, reafirmando suas ligações com o Município e a importância do seu trabalho. A cerimônia realizada na Câmara Municipal contou com a presença do prefeito Kayo Amado, além de secretários e vereadores.
 
A história do engenheiro na Primeira do Brasil começou em 1999, quando, ainda como estudante, foi contratado para estagiar na antiga Secretaria de Projetos Especiais, onde conheceu o então estudante de arquitetura, Alexsandro Ferreira, que também era estagiário.
 
Em virtude do trabalho satisfatório apresentado, Cláudio, carinhosamente apelidado como 'Montanha', após o término da faculdade, foi contratado para atuar como diretor à frente de trabalhos ligados à área de infraestrutura. 
 
"São Vicente foi a minha escola. Onde aprendi a exercer minha profissão", conta. 
 
Os anos se passaram e ele tomou um novo rumo. Mudou-se para o interior de São Paulo em 2010, onde prestou serviços à iniciativa privada. Entretanto, o engenheiro carregava consigo lembranças e bons momentos com a Cidade em seu coração. Eis que em uma oportunidade, o arquiteto Alexsandro (hoje secretário de Desenvolvimento Urbano) sugere o nome de Montanha ao então candidato (hoje prefeito) Kayo Amado. 
 
"Levantei a possibilidade de contarmos com ele para compor a equipe técnica que integraria o governo. Felizmente ele topou", conta Alex.
 
Em seu discurso, o prefeito enalteceu o desafiador trabalhado encarado pelo secretário de Serviços Públicos, e ressaltou, principalmente, sua característica dócil e gentil para lidar com as pessoas. "Quando me disseram 'Montanha', já pensei que fosse um cara enorme antes de conhecê-lo, mas, na verdade, enorme é o coração dele, sempre disposto a atender as demandas. Um cara do bem, que reúne capacidade técnica e o amor por São Vicente. Estava certamente tranquilo em sua antiga cidade e topou o desafio de ajudar a mudar essa cidade. O prêmio é seu, mas, na verdade, a oportunidade é nossa de te agradecer por levantar cedo, dormir tarde e não se negar jamais a resolver os problemas da nossa cidade, faça chuva ou faça sol".
 
Visivelmente emocionado, ele recordou os princípios de sua história no Município, e salientou que ainda há muito a se fazer por cada cidadão. "Sabemos que não é uma cidade fácil de se administrar, o prefeito está aqui para confirmar. Mas levanto todos os dias disposto a levar mais dignidade à porta de cada vicentino. Esse é meu propósito".
 
Composta por mais de 400 profissionais, a Sesp (secretaria coordenada por Montanha) é responsável por atender todas as demandas referentes à zeladoria na Cidade, além de monitorar e atuar em obras de infraestrutura, como pavimentação, recapeamento e iluminação. 
 
Fora do ambiente profissional, Cláudio leva uma vida tranquila ao lado da esposa, Andréa da Rocha Altafin - com a qual é casado há 26 anos, e dos filhos, Bruno, Lucas e Rafael.
 
Andréa também foi homenageada com a entrega de um ramalhete de flores. Ela não escondeu a felicidade ao falar sobre o marido. "Estávamos morando em Valinhos quando ele recebeu o convite. Fui testemunha do quanto ele se empenhou para conciliar esse desafio e o tempo com a família. Ele trabalha muito todos os dias. Às vezes chega cansado, estressado, mas, nesses momentos, vemos que nada é em vão, tudo é reconhecido".
 
Aprovada por unanimidade no legislativo vicentino, a propositura é de autoria do vereador Dercinho - 'O Negão do Caminhão'. "Ele não mede esforços para dar o melhor de si à comunidade. Primeiramente gostaria de agradecer ao prefeito por ter colocado na gestão uma pessoa tão capacitada. O Montanha é esse cara 'coração' que todos estão falando", enalteceu.
 
O secretário segue empenhado em fazer com que a dignidade chegue à porta de cada um dos mais de 370 mil moradores de São Vicente. "Não é tarefa fácil, evidentemente, mas estamos cheios de energia para fazer com que o trabalho aconteça. Esse desafio foi inovador para mim, pois somos responsáveis por toda a manutenção da Cidade. Alguns desafios eu ainda não havia encarado e só tenho a agradecer a São Vicente por essa oportunidade concebida. Vamos em frente em busca de uma cidade melhor para cada morador".
 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite