Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
15/06/2023
NOTÍCIAS
Jovem Eleitor leva importância da cidadania na educação
Com o objetivo de incentivar e engajar os jovens na participação ativa nas eleições e na vida política do País, membros do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estiveram na manhã desta quinta-feira (15) na Unidade Educacional República de Portugal (Praça Vinte e Três de Maio, 265 - Bitaru). A ação na escola aconteceu por dois dias, integrando o projeto 'Jovem Eleitor', que consiste em uma série de iniciativas e ações voltadas aos estudantes, com o objetivo de informar sobre a importância do voto e do exercício da cidadania. 
 
A palestra foi ministrada pela equipe da 177ª  Zona Eleitoral de São Vicente, formada pela chefe do cartório eleitoral, Cibele Nascimento Nery, Rosimeire Ferreira, Rafael Miguel dos Santos, Thiago Matheus e Edinilsa Nascimento.
 
Além de explicar como funciona todo o processo eleitoral, e o sistema político do nosso país, a equipe da Zona Eleitoral também tratou do tema das "Fake news" - Como se precaver e checar as informações da maneira correta, para combater a desinformação.
 
"É interessante passar esse conhecimento para eles, até mesmo pela idade, para saberem como podem exercer a cidadania deles. Percebemos que todos foram muito participativos. É importante para eles se formarem como cidadãos melhores para o nosso País", destaca Thiago Matheus, membro da equipe da Zona Eleitoral de São Vicente.
 
Neste segundo dia de palestra, a estudante Elizabeth Haberfellner, de 14 anos, aprovou a iniciativa por proporcionar a primeira experiência com uma urna eletrônica. "Gostei muito. É importante a gente aprender como votar. Eu nunca tinha visto uma urna assim de perto". 
 
Ao final, todos tiveram a oportunidade de conhecer uma urna eletrônica de perto, em simulação de uma eleição de âmbito municipal, estadual e federal.
 
A ideia é justamente a de expandir o 'Jovem Eleitor' para demais unidades da rede municipal, com palestras, produção de material informativo sobre o processo eleitoral e a importância do voto, além da promoção de debates e eventos com candidatos e representantes políticos.
 
Na proposta, o TRE informa acreditar no envolvimento dos jovens na vida política como algo essencial para o fortalecimento da democracia e para a construção de um país mais justo e igualitário.
 
Por Maurício Massaro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite