Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
23/06/2023
NOTÍCIAS
Projeto 'Gabinete Aberto' leva alunos vicentinos para conhecer prefeitura
O projeto Gabinete Aberto foi pensado como uma forma de estimular o interesse do adolescente vicentino pela política como agentes transformadores, além de aproximá-lo da realidade da administração municipal.
 
O objetivo é trazer os alunos que compõem os grêmios estudantis presentes nas escolas municipais e estaduais, entre 13 e 17 anos, para uma visita guiada à Prefeitura e promover uma discussão direta com o prefeito Kayo Amado, buscando soluções para problemas observados pelos estudantes.
 
Nesta quinta-feira (22) o projeto 'Gabinete Aberto' recebeu os alunos da Escola Estadual José Pinheiro de Almeida Junior (Parque das Bandeiras), que foram recepcionados no Salão Nobre por Geovana Albuquerque, da Supervisão de Políticas para Juventude do departamento da Secretaria de Governo (Segov).
 
Os estudantes foram instruídos por Geovana sobre os conceitos básicos da política nacional e a atuação dos três poderes. Inclusive, sobre o funcionamento das 27 secretarias da Prefeitura, como e em quais situações buscar soluções às demandas em cada uma delas.
 
De frente com prefeito Kayo Amado, foram discutidas pautas como o desenvolvimento urbano, preservação ambiental e segurança na Cidade. Os alunos apresentaram as demandas do bairro Parque das Bandeiras, onde fica localizada a escola, colhidas a partir de dados obtidos por meio de uma pesquisa de campo que eles realizaram, com registros fotográficos e depoimentos dos moradores.
 
Dentre os questionamentos, as demandas envolveram a zeladoria, sinalização das vias, urbanização das praças, avenidas e calçadas, e a fiscalização do descarte de entulho e lixo irregular. 
 
Com base isso, os jovens vicentinos ainda sugeriram a construção de ciclovias ou ciclofaixas que liguem Área Continental a Insular, visando proporcionar maior mobilidade e segurança aos moradores. 
 
"A experiência de trazer a nossa realidade, da nossa rotina, pra cá foi a parte mais legal. Quando vimos o prefeito assistindo a nossa realidade foi muito satisfatório", afirmou a aluna Cailhane Rodrigues.
 
O prefeito Kayo Amado ouviu atenciosamente todos os questionamentos, respondendo ponto a ponto e reforçando as ações que já vêm sendo feitas em São Vicente, tirando dúvidas, discutindo soluções e sugestões. Destacou a importância de encontros como esse, e que o trabalho de conscientização e engajamento dos jovens pelas pautas da Cidade deve ser realizado desde cedo para colher os resultados a longo prazo. "É um desafio de uma década. A Cidade só vai ser diferente se plantarmos a educação social e ambiental no aprendizado das nossas crianças. Fazendo com que elas cresçam sendo sementes. É preciso uma mudança cultural".
 
Ao final, todos receberam um certificado nominal para marcar a importância do encontro promovido pelo projeto 'Gabinete Aberto'. "Eu pensava que fosse algo mais tenso, mas eu gostei muito da conversa, o prefeito interagiu bastante com a gente. Nunca pensei que ele fosse tão receptivo. Descobri que política não precisa ser uma coisa chata, a gente discutiu sobre coisas muito importantes e sérias de uma forma muito leve", completou Cailhane.
 
"Foi um prazer receber vocês. Vamos correr atrás de mais recursos para sonhar e brigarmos juntos por uma São Vicente melhor", se desepediu o prefeito Kayo Amado.
 
As visitas irão acontecer uma vez ao mês. Além da apresentação dos três poderes, os alunos serão levados pelas secretarias, onde serão explicadas as responsabilidades de cada uma e suas demandas. Ao final da visita os estudantes  terão um encontro com o prefeito Kayo Amado, que irá contar sua trajetória como ouvidor e gestor público, além de responder às perguntas.
 
Por Maurício Massaro

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite