Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 15 de junho de 2024.
23/06/2023
NOTÍCIAS
Hospital do Vicentino realiza 'Mutirão de Cirurgia Geral Eletiva'
Em mais uma iniciativa inédita na saúde da Baixada Santista e de São Vicente, o Centro Cirúrgico do Hospital do Vicentino (HDV) está sendo palco do 'Mutirão de Cirurgia Geral Eletiva'. A atual gestão da Secretaria de Saúde (Sesau) busca com essa ação atender a demanda reprimida de pacientes que aguardam na fila de espera para a realização dos procedimentos.
 
Por possuir um Complexo Hospitalar totalmente moderno e equipado, através de recursos enviados pelo Governo Federal, São Vicente é um dos poucos municípios da região que está realizando o mutirão, que promove cirurgias gerais eletivas abrangendo operação de hérnia, vesícula, lipomas, hemorróidas e outras.
 
O mutirão segue as diretrizes e normas do Plano Nacional para redução de filas para cirurgias do Governo Federal.
 
A equipe de profissionais que está atuando no mutirão é composta por seis cirurgiões, cinco anestesistas e enfermeiros. Até o momento, já foram realizadas 18 cirurgias gerais.
 
As cirurgias tiveram início na terça-feira (13) e têm previsão de término até o fim do ano. Antes da realização dos procedimentos, os pacientes passam por avaliações e consultas médicas no ambulatório. Após cada caso ser avaliado e aprovado pelos profissionais responsáveis, o paciente tem sua cirurgia marcada. 
 
Os procedimentos são coordenados pela diretora médica do HDV, Mirela Fukuda. “Estamos muito animados com essa nova etapa da atual gestão, que prioriza a saúde dos nossos pacientes de uma forma global e humanizada. E, principalmente, tendo a possibilidade de fazer as tão aguardadas cirurgias em nosso Município. É uma variedade de doenças benignas que nunca foram operadas na Cidade de forma eletiva, apenas fazíamos os casos de urgência e emergência”.
 
Para Michelle Santos, secretária da Sesau, agora, a saúde na Primeira Cidade do Brasil está conseguindo proporcionar mais dignidade aos munícipes com investimentos e muito trabalho por parte de todos na Sesau. “A Cidade sempre dependeu de outros hospitais e municípios para fazer essas cirurgias, por isso existe uma fila de espera de mais de dois anos de pacientes aguardando. A cada dia conseguimos trazer novos recursos para melhorar a saúde pública do nosso Município”. 
 
Um dos principais equipamentos que a secretária destacou foi a aquisição da laparoscopia, uma nova tecnologia adquirida pela Prefeitura, que é menos invasiva, com menos dor no pós operatório, esteticamente melhor, menor tempo de internação e retorno às atividades habituais dos pacientes. É importante salientar que as cirurgias de vesícula serão feitas com essa tecnologia. Tudo para conceder o melhor atendimento aos moradores.
 
Histórico de cirurgias realizadas no Hospital do Vicentino - Desde março deste ano, 182 cirurgias já foram realizadas no HDV, de diversas especialidades, como buco-maxilo, cirurgias gerais, de pediatria, vascular, ginecologia, neurocirurgia e ortopedia.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite