Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos coloca ponto final no terreno do Jóquei
A Prefeitura de São Vicente definiu nesta sexta-feira (23) o fim das atividades de gestão de resíduos sólidos que eram realizadas em um terreno no Jóquei Clube.
O local era utilizado pela empresa SBR Soluções em Beneficiamento de Resíduos e Comércio Ltda, contratada pela Adminstração Municipal para fazer a separação e correta destinação aos resíduos sólidos na Cidade. O terreno é propriedade particular e havia sido cedido em parcialidade à Prefeitura, pelo prazo de 12 meses, para disposição temporária de resíduos oriundos da construção civil e outros dos programas municipais de coleta (exceção aos resíduos de limpeza de canais).
Conforme já estabelecido em contrato, a Prefeitura estipulou o mês de junho de 2023 para encerrar as atividades neste terreno e encontrar outro local para o serviço, o que de fato acontece neste momento, ou seja, com o cumprimento do prazo.
O novo Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos receberá entulhos recolhidos de forma correta, e também os descartados nos ecopontos, além de materiais recolhidos durante a limpeza das praias, trazendo um novo conceito de trabalho, com mais sustentabilidade, em harmonia com o meio ambiente.
A iniciativa atende a Política Nacional de Resíduos Sólidos e vale destacar que o local não receberá lixo orgânico.
A empresa SBR vai operar no formato “bota e espera”, recebendo os resíduos sólidos, fazendo o tratamento adequado, e buscando reaproveitar materiais como areia, pedra, madeira, metais e pneus, que podem ser úteis na construção civil.
A implementação do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ocorrerá em três fases gradativamente, sendo a primeira com início imediato.
Já o terreno do Jóquei não receberá mais nenhum resíduo sólido e o material lá existente será transportado, pouco a pouco, para o novo Centro, na Avenida Vereadora Angelina Pretti.