Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de maio de 2024.
23/06/2023
NOTÍCIAS
UE República de Portugal leva lazer e esporte com 'Jogos da Amizade'

 

Brincar é coisa séria, estimulando a criatividade e a socialização, estabelecendo regras e oferecendo demais benefícios à criança. Pensando nisso, duas professoras de educação física estão promovendo com os alunos da Unidade Educacional República de Portugal (Parque Bitaru) o projeto “Jogos da Amizade”, onde são realizadas competições de pular corda, futebol de gol caixote, corrida de saco, entre outras.

 

A primeira ação aconteceu na tarde desta quinta-feira (22), sob a supervisão das professoras Priscila Estanislau e Mariana Luz, nas dependências do São Vicente Praia Clube, o qual a unidade mantém parceria. 

 

O coordenador pedagógico Alex Sandro Gama detalha que o objetivo é proporcionar aos alunos um momento de atividades físicas, recreativas e de lazer, enquanto a quadra comunitária utilizada pela escola continuar em reforma. “Nesse momento as aulas estão limitadas à parte teórica, em sala de aula e com algumas intervenções no pátio. Daí a importância de buscarmos um espaço amplo para essas atividades” , explica Alex. 

 

"Embora o conteúdo teórico esteja no currículo, a aula prática desenvolve outras habilidades, como a ludicidade, resolução de conflitos, tomada de decisão, trabalhar em equipe… São aprendizagens que utilizamos para a vida inteira”, destaca a também coordenadora Luciana Souza.

 

Priscilla conta que os alunos ficaram muito animados, pois sentem falta da parte motora, e essa interação trouxe isso de volta. “A pandemia já fez diferença na coordenação motora, ao correr e se locomover. Mas há também a questão de aprender a ganhar e perder, a respeitar o adversário em uma competição… enfim, não é só a parte física, mas também os valores que devem ser reforçados”.

 

Mariana Luz completa, dizendo que “o projeto surgiu para proporcionar um dia diferente em um espaço amplo e adequado para atividade física. O próximo será o interclasses, que encerrará o primeiro semestre”.

 

Além das duas professoras titulares, há a participação de estudantes de educação física da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), que integram o Programa de Residência Pedagógica,  da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

 

Por - Renato Pirauá

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite