Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de maio de 2024.
26/06/2023
NOTÍCIAS
Agentes de saúde são capacitados para cuidados contra IST's
Novos ensinamentos e aprendizados, foi assim que a semana terminou para cerca de 40 agentes comunitários de Saúde (ACS) de São Vicente. Na quinta (22) e sexta-feira (23), os profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau) que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Estratégias de Saúde da Família (ESF) participaram da capacitação anual do Plano Municipal de Saúde sobre HIV, sífilis, hepatites e tuberculose.
 
No treinamento, que aconteceu na Escola e Faculdade Fortec, das 13h às 17h, os servidores também foram orientados sobre o acolhimento e sensibilização para o atendimento das pessoas da comunidade LGBTQIAP .
 
Foram dois dias de ensinamentos, esclarecimentos de dúvidas e imersão nos temas relacionados às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), com atividades teóricas e práticas.
 
No primeiro dia de capacitação, os conhecimentos sobre as IST's foram reforçados para os agentes, como a diferenciação dessas doenças e cuidados necessários para o tratamento.
 
Na sexta-feira (23), último dia do encontro, os profissionais passaram por uma dinâmica prática sobre o mapeamento de população vulnerável e atividades com esse público. 
 
Para Paula Jayme, coordenadora da Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis e uma das palestrantes da capacitação, um dos principais pontos para resolver as questões relacionadas as IST’s, como HIV e testagem, “é ter uma boa parceria com os agentes das unidades, para assim, atingir a população, principalmente a mais vulnerável”.
 
A enfermeira Teresa Cristina também compartilhou seus conhecimentos como profissional na área dessas infecções. Ela destacou que capacitar aqueles que podem compartilhar informações seguras e de cuidado é maravilhoso. “Os agentes de saúde levam as orientações adquiridas aqui para as comunidades mais carentes, informando e trazendo essas pessoas para dentro dos nossos serviços para serem cuidadas e acolhidas com o tratamento correto”.
 
Participando da capacitação pela segunda vez, a enfermeira e palestrante Maria Teresa Teixeira, ressaltou que os profissionais de saúde possuem um papel fundamental na identificação amparo aos pacientes, pois são eles que estão em contato direto com os pacientes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Estratégias de Saúde da Família (ESF). ”Eles são a base da saúde nessa busca pelos portadores das infecções. Com agentes bem capacitados, nós conseguimos diminuir o número de casos e incidências dessas doenças”.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite