Santos - São Paulo - Brasil, 17 de junho de 2024.
26/06/2023
Responsável por vandalismo no Píer dos Apaixonados é detido
O monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) de São Vicente auxiliou as forças de segurança em mais uma investigação criminal. Na manhã desta segunda-feira (26), um dos responsáveis pelo ato de vandalismo praticado na madrugada do feriado de Corpus Christi (8 de junho) no Píer dos Apaixonados (Praia do Gonzaguinha) foi preso pela Polícia Civil em sua residência.

Após o registro da ocorrência, a central de monitoramento reuniu todas as informações e imagens referentes ao caso e repassou às autoridades, que, ao concluírem o inquérito, aguardaram a decisão judicial com mandado de busca e apreensão, concedido nesta segunda-feira.

O indivíduo foi detido nesta manhã e conduzido à delegacia. Em sua casa, foram apreendidos os objetos utilizados na pichação do monumento, uma réplica de arma de fogo, substância análoga a entorpecente e apetrechos para uso da substância, e as roupas usadas durante o crime.

Integração - A Administração Municipal tem fortalecido cada vez mais o diálogo com o Estado a fim de desenvolver novas estratégias na área da segurança pública. Visando coibir a criminalidade e ampliar os mecanismos de defesa do cidadão através de um trabalho integrado e efetivo, o CCO conta com profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), PM e da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

O monitoramento é garantido por meio de 30 totens espalhados pela Cidade. Os equipamentos captam imagens em 360 graus e possuem alcance de até dois quilômetros, além de botão do pânico, recurso que as pessoas podem utilizar caso precisem comunicar um crime, acionar a GCM ou registrar uma denúncia.

Além disso, recentemente novas câmeras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos de São Vicente, ampliando os mecanismos das forças de segurança.