Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de maio de 2024.
27/06/2023
NOTÍCIAS
Fórum do Meio Ambiente reúne especialistas e gremistas na Unesp

 

Alunos gremistas de 14 unidades educacionais de São Vicente deram na manhã desta terça-feira (27) um mergulho profundo em questões ambientais, durante o 3° Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade, promovido no auditório do campus vicentino da Unesp, no Parque Bitaru. O evento de iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc), junto da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), emergiu como uma onda de inspiração e engajamento, reunindo especialistas e lideranças estudantis em uma verdadeira maré de discussões sobre meio ambiente e sustentabilidade, despertando uma correnteza de ideias em torno de três temas.

 

O tema central foi a Década dos Oceanos, com a primeira palestrante, Alessandra Augusto, trazendo esclarecimentos sobre o seu significado e ressaltando a vastidão que envolve os oceanos. Durante sua palestra, ela perguntou à plateia sobre suas lembranças do mar, estimulando respostas diversas, e aproveitou esse contexto para destacar a incrível biodiversidade encontrada nas profundezas marinhas, além de ressaltar como o mar oferece momentos de lazer, suprimento de alimentos e impulsiona a economia mundial por meio do transporte marítimo.

 

A palestrante também enfatizou o papel crucial dos oceanos na regulação do clima, tanto para os seres humanos quanto para as diferentes espécies. No entanto, ela expressou preocupação com a situação crítica dos resíduos e da poluição que afetam os oceanos, chamando a atenção para uma realidade alarmante: “O oceano tem toda uma beleza, então como conter tanto lixo? Os animais que estão lá acabam comendo esses resíduos; por vezes tem tanto lixo que acaba se formando ilhotas". 

 

Em seguida, Guacira Pauly, renomada cientista ambiental, abordou os compostos e substâncias presentes em nosso cotidiano, como tintas, insumos agropecuários e na indústria. Ela destacou a preocupação com a extração de recursos naturais pelas indústrias para a produção de diversos produtos.

 

Foi abordada também a questão dos microplásticos, com ênfase nos perigos associados à produção. Outro fato destacado é que mais de um milhão de sacolas plásticas são utilizadas por minuto em todo o mundo, representando uma fonte de contaminação e poluição que se relacionam entre si. "Existe poluição e contaminação em situação crítica. Os plásticos são bem perigosos, mas um que poucos sabem é o glitter, feito de microplásticos e perigoso até para produzir, gerando muitos resíduos que afetam diretamente os animais" 

 

Leandro Mantovani de Castro, o terceiro palestrante, introduziu o conceito de bioprospecção, que busca moléculas úteis para o desenvolvimento de medicamentos na diversidade de microorganismos, plantas e animais. Ele enfatizou que conhecemos apenas uma pequena parcela das espécies presentes no ambiente e ressaltou a importância de explorar a biodiversidade em busca de novos medicamentos e fontes de alimentação humana. Mas, para isso, deve-se prevalecer o bom senso para a preservação da fauna marinha.

 

Ao decorrer da apresentação, Leandro exemplificou medicamentos descobertos por meio de pesquisas realizadas nas profundezas do mar, ressaltando a necessidade de manter o equilíbrio ambiental em benefício da nossa saúde. Ele explicou que os medicamentos provenientes da bioprospecção passam por uma rigorosa bateria de exames antes de serem disponibilizados no mercado. "Precismos manter o ambiente marítimo saudável, pois assim podemos de alguma forma investigar e isolar medicamentos desses ambientes, ou seja, o oceano pode ser uma fonte dos recursos para a produção de remédios. Mantendo a biodiversidade, teremos evolução nessas pesquisas"

 

Ao final das palestras, os participantes foram convidados a expressar seus anseios para o futuro dos oceanos por meio de cartões. As mensagens foram cuidadosamente afixadas em um painel na Unesp, simbolizando o comprometimento e a esperança coletiva em relação à preservação dos mares.

 

Maria Amélia Silva, assessora pedagógica da Secretaria de Educação (Seduc),  responsável por levar os gremistas ao evento considerou ‘muito bacana mobilizar este feito’. “Fui à reunião dos grêmios para trazê-los à Unesp. Com a visita, eles vão ter mais temas para trabalhar na Semana da Juventude (que acontece na última semana de julho) e, agora, possuem noção do que está por trás da Gincana Sustentável, realizando as atividades com mais consciência"

 

Década dos Oceanos - A Década dos Oceanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2021 a 2030, busca promover a conservação e o uso sustentável dos oceanos e seus recursos. Com o objetivo de conectar pessoas e instituições em todo o mundo em prol da sustentabilidade e, discutir os desafios e oportunidades desse tema tão importante.

 

Participaram do evento as unidades educacionais de São Vicente Mário Covas Júnior (Parque das Bandeiras), Laura Filgueiras (Vila Mateo Bei), Pastor Joaquim (Cidade Náutica), República de Portugal (Parque Bitaru), Saulo Tarso Marques de Mello (Parque Continental), Francisco Martins (Jardim Rio Branco), Jacob Andrade (Cidade Náutica), Pref. José Meirelles (Quarentenário), Lions Clube (Vila Sao Jorge), Antonio Pacífico (Vila Jockei Clube), Armindo Ramos (Samarita), Caic Ayrton Senna da Silva (Humaitá), Carolina Dantas (Catiapoã), Duque de Caxias (Jardim Guaçu).


 

Texto - Cendy Domingues

Fotos - Tadeu Filho


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite