Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de junho de 2024.
04/07/2023
NOTÍCIAS
Re-cria: movimento upcycle ganha espaço em São Vicente
A exposição "Re-Cria" está em exibição no Espaço Multicultural, oferecendo ao público a oportunidade de apreciá-la. As obras de arte, concebidas pelos artistas Eddie World e Tks Lucas, têm como propósito reforçar o conceito de sustentabilidade na moda periférica e difundi-lo entre diversos públicos.
 
“Quando o papel do tempo é destacado na vida ainda cedo, nota-se a valorização da memória e preservação refletido em vários âmbitos sociais e de renda, incluindo a moda fashion”. Assim que Eddie World, 26 anos, retrata o valor de sua arte.
 
“Desde pequeno tive incentivo familiar para estar inserido na arte. Lembro até hoje da máquina de costura da minha avó. Meu pai é pintor e pegava telas do lixo para transformar em arte. Também aprendi sobre brechós e moda sustentável com a minha mãe. Tudo isso fixou na mente e quando iniciei meu brechó, eu percebi que o pessoal trata a moda como algo só sobre tendência”, explica o artista.
 
As peças de vestuário, calçados e acessórios confeccionados a partir de materiais que seriam descartados são dispostos com cuidado em araras, manequins e prateleiras. Em meio a esse ambiente, permeado por uma aura de nostalgia, criatividade e referências periféricas, encontram-se elementos surpreendentes, como pipas confeccionadas com tecidos, blocos de cimento que servem de suporte e uma antiga TV de tubo transmitindo um vídeo sobre o brechó dos artistas. Tudo isso é cuidadosamente pensado para cativar o olhar e estimular a compra consciente e visão artística dos visitantes que frequentam o local.
 
Na fala de Tks Lucas, 23 anos, nota- se que ele retrata que as margens da sociedade já vivem do reaproveitamento e customização de peças muito antes de surgir discussões sobre sustentabilidade. "Acaba sendo um estilo de vida, uma ideologia trabalhar com arte. A vontade de ter uma marca e de estudar foi uma ideia ótima que agora me desperta a vontade de mostrar para sempre minha visão do que é moda e arte para todos"
 
A iniciativa tem apoio da Prefeitura de São Vicente e Secretaria de Cultura (Secult), e pode ser visitada no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro - Centro). Vale ressaltar que as peças expostas podem ser adquiridas. 
 
Upcycle - Segundo o site da Vogue Brasil, as vestimentas passam por uma metamorfose, sendo transformadas em novas peças de vestuário, adquirindo um novo contexto e conceito de moda que desperta o desejo nas pessoas. Esse fenômeno, conhecido como "Upcycle", é uma tendência surgida nos anos 90 como resposta à necessidade de inovação e mudança de comportamento. Embora tenha uma origem antiga, esse conceito chegou ao Brasil recentemente.
 
Ficha técnica da Exposição: 
 
Artistas: Eddie World e Tks Lucas
Fotografia e Fashion Film: Pamela Anastácio 
Montagem do Fashion Film: Gus
Produção de locação: Lucas Galvão  
Produção Executiva e Projeto Cinematográfico: Yago Pontoni
Montagem: Giovanna Gargioni e Yago Pontoni 
Realização: Baderna
 
Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite