Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de maio de 2024.
10/07/2023
NOTÍCIAS
Oficina 'Cores da Terra' encanta crianças com aprendizado lúdico
"O silêncio faz florescer as raízes da educação". Esse é o lema da oficina "Cores da Terra: O Resgate das Nossas Origens Desde a Infância", que aconteceu na manhã de sexta-feira (7), na Creche Vovó Libânia. Essa ação, contemplada no Circuito Cultural de 2022, está alinhada com a proposta da Secretaria de Cultura (Secult) de oferecer às crianças o acesso ao conhecimento por meio de brincadeiras. 
 
Já ouviu falar em produções artísticas com a utilização de pigmentos e materiais naturais? Essa foi a aventura que os pequenos do Maternal I experimentaram. Eles se transformaram em artistas com auxílio da professora especialista em educação infantil, Gisele Pimentel, e converteram o pátio em um universo encantado, repleto de cores e diversão, onde a aprendizagem se tornou uma coletânea de arte. 
 
A iniciativa tem como objetivo fomentar uma abordagem humanitária e lúdica na aprendizagem, valorizando a expressão e o desenvolvimento autônomo por meio das brincadeiras.
 
"Quando eu digo de não interferir e deixar eles livres para brincar, eu quero dizer que precisamos deixá-los fazendo as descobertas deles”, explica Gisele.
 
Um dos aspectos cativantes dessa experiência é o uso exclusivo de tintas produzidas com ingredientes naturais, como goiaba, beterraba, espinafre e feijão. Essa seleção cuidadosa de legumes, verduras e frutas proporciona um aprendizado recreativo e seguro para as crianças, permitindo até mesmo que elas experimentem as tintas com tranquilidade. Uma verdadeira combinação entre criatividade, segurança e aprendizagem. 
 
Ao ser questionada sobre sua opinião em relação ao dia de aula diferenciado, Ana Carolina Silveira, atendente do Maternal I, compartilha sua perspectiva. "Hoje é um dia diferente para eles, e é muito satisfatório presenciar eles mexendo com tinta, se divertindo. Eles gostam muito de pintar e brincar" . 
 
Iniciativas da Secult - Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento cultural da população vicentina, a Secretaria de Cultura (Secult) tem buscado constantemente incentivar ações que promovam esse engajamento. Uma das formas de apoio é a seleção de projetos, como o apresentado pela oficina "Cores da Terra: O Resgate das Nossas Origens Desde a Infância", que aconteceu na Creche Vovó Libânia. Nesse contexto é importante destacar que as inscrições para o 2º Circuito Cultural ainda estão abertas, oferecendo oportunidade para outros projetos se candidatarem. Para participar, basta acessar o formulário https://forms.gle/g3VzT4TPjdJ2CsiW8.
 
Cada projeto selecionado poderá receber entre R$500,00 a R$2.000,00, de acordo com a categoria a qual pertence.
 
Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite