Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
11/07/2023
NOTÍCIAS
Arte da inclusão: Artista com autismo faz sua primeira exposição
O calunga Leonardo Dantas, de 33 anos, se mostra um exemplo de superação e inclusão. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Leonardo encontrou na arte uma forma de se expressar. Apesar das dificuldades, Léo Dantas derrubou todas elas, esbanjando talento em suas obras. A partir desta quarta-feira (12), ele expõe suas habilidades à população com a mostra 'Gohayó, Adereços e Multiletramento', que ficará disponível no 3° piso do Brisamar Shopping (Rua Frei Gaspar, 365 - Centro) até 19 de julho, das 10h às 14h. O público poderá prestigiar as obras gratuitamente.
 
Trajetória - Em 2004, ele ingressou na Associação Cascatinha para cursar 'desenho', onde começou a verbalizar os próprios sentimentos por meio da grafia.
 
O artista também estudou 'teatro' na Sede das Oficinas Culturais de São Vicente. Posteriormente passou por Curso Técnico em Informática na ETEC Dra. Ruth Cardoso, no Centro de São Vicente. Com apenas 4 anos, Léo aprendeu a ler e escrever sozinho. Ainda quando criança, adorava assistir 'TV Globinho' e interagir com o mundo artístico.
 
Em 2017, ele começou a escrever sua trajetória na caligrafia com figuras, passando a utilizar as grafias dos nomes das pessoas com características da personalidade de cada indivíduo. Como forma de demonstração do amor amor por São Vicente, Léo criou a tipologia 'São Vicente Fontes'. 
 
O profissional tem catalogado cerca de 676 páginas com produções de 737 obras.
 
O palestrante Arthur Artaide, que é autista, ativista e diretor da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas, será uma das figuras presentes na exibição de Leonardo.
 
Por Vitória Oliveira

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite