Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de junho de 2024.
20/07/2023
NOTÍCIAS
Em São Vicente, sirenes escolares são substituídas por músicas e luzes
O projeto de lei apresentado no dia 23 de maio, na 16ª sessão ordinária na Câmara de São Vicente, prevê a substituição das sirenes escolares por sinais musicais e luminosos. A iniciativa tem por finalidade tornar o ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para as crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e deficiência auditiva.  
 
A ideia é que as escolas municipais e privadas, a partir do ano que vem, troquem gradativamente o sinal sonoro, geralmente alto e estridente, por um sinal musical - mais adequado e indicado por especialistas -  para determinar o início e término de cada aula. O objetivo é diminuir barulhos e ruídos que causam pânico e alterações de comportamento nas crianças atípicas. 
 
A proposta foi sancionada nesta terça-feira (18),  pelo prefeito Kayo Amado. “É muito importante ver como o legislativo trabalha com as demandas das pessoas. Transformaram em projeto de lei e hoje está aqui, devidamente sancionado. Vamos implementar nas nossas escolas essas melhorias”.
 
A iniciativa teve origem no pedido de uma mãe da rede municipal, que procurou o vereador Jefferson Cezarolli. A partir desse momento, o vereador buscou estabelecer diretrizes que proporcionam bem-estar escolar para todas as crianças e adolescentes com TEA e deficiência auditiva.
 
“Todos os sinais incomodam, principalmente para quem tem sensibilidade aos sons agudos, e isso gera estresse desnecessário. Esse projeto aprovado já vira uma política pública para Cidade e deixa um ambiente mais agradável”, explica o vereador.
 
A secretária de Educação Nivea Marsili, destaca que “a cada dia recebemos mais crianças com essas necessidades e as escolas têm que estar preparadas para recebê-las. É uma mudança significativa e positiva para toda equipe escolar”.  
 
Por Cendy Domingues


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite