Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 28 de maio de 2024.
31/07/2023
NOTÍCIAS
Idoso completa 28 anos prestados à saúde de São Vicente
O mercado profissional é caracterizado pela diversidade de personalidades e histórias. Tem o responsável por contar as piadas, o mais tímido, o que gosta de tagarelar. No ambiente de trabalho também não pode faltar o querido ‘veterano’, aquele que já viu de tudo e é reconhecido por todos os funcionários, sejam eles novos ou antigos. É o caso de Damião Fernandes da Costa, que nesta quarta-feira (2), completa 28 anos de serviços prestados a São Vicente.
 
Aos 64 anos, ele segue em plena forma atuando como socorrista pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. “Sou motorista, mas também ajudo no atendimento quando necessário”. 
 
Damião está há tanto tempo na profissão, que seu primeiro carro de resgate era, literalmente, um carro. 
 
Damião está no Samu de São Vicente desde 2004, e ressalta a evolução do atendimento nos últimos anos. “O Samu foi crucial para a evolução de protocolos de saúde e primeiros socorros. O atendimento é feito sempre de forma completa”. 
 
Curiosamente, as corridas não ficaram apenas na velocidade do resgate. Ainda em 2004, ele começou a adotar a caminhada como uma rotina em sua vida. “Estava me sentindo muito fora de forma na época, então optei pelas caminhadas, que mudaram minha vida”, conta. Mas, apesar disso, o socorrista resistiu muito para começar a participar dos eventos. “Não conseguia pegar confiança para participar das competições. Tive quatro anos de caminhada até correr a minha primeira maratona”.
 
As maratonas não ficaram só no passado. Damião já tem data marcada para sua próxima corrida. “Vou para a Paraíba nas férias, e participo da 3ª Maratona Internacional de João Pessoa no próximo dia 6. Meu melhor tempo em maratonas foi de 2 horas e 4 minutos”.
 
Por Roberto Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite