Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de maio de 2024.
11/08/2023
NOTÍCIAS
Alunos da UE República de Portugal recebem medalhas na OBA

Na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), dois alunos do 8º ano da Unidade Escolar República de Portugal (bairro Japão) brilharam intensamente ao trazer para sala um notável feito. Sob a orientação e inspiração do professor de ciências, Fernando Garcia, os jovens conquistaram prêmios na competição que destaca o interesse e o conhecimento em Astronomia.

A OBA, conhecida por seu rigor e abordagem desafiadora, atrai estudantes de todo o País que desejam testar suas habilidades em um dos campos mais fascinantes da ciência. Os alunos Marcelo Bernado e Júlia Bittencourt, ambos do 8º ano, não apenas aceitaram o desafio, mas também demonstraram excelência ao se destacarem na competição.

A jornada dos alunos rumo ao sucesso na OBA foi marcada pela dedicação, empenho e paixão pela pesquisa. O professor, reconhecido por sua abordagem envolvente, desempenhou um papel crucial na preparação dos alunos, guiando-os por meio dos conceitos e suportes constantes.

"Vê-los se destacar na OBA é incrivelmente gratificante", resume o professor Fernando. "Cada ano que passa vai aumentando o nível da prova, então é difícil. Os dois sempre foram muito empenhados, é muito importante eles ganharem e se sentirem incentivados, confirmando que o estudo vale a pena."

Os alunos também compartilharam seu entusiasmo e gratidão. Júlia Bittencourt mostrou-se feliz com o resultado. "Eu não esperava. Vejo sempre na internet sobre as estrelas e planetas, adoro esses assuntos e na prova teve uma questão das constelações. Na hora lembrei do que o professor ensinou. Fiquei muito animada quando recebi a notícia, não esperava, minhas amigas ficaram felizes e minha família está bem orgulhosa" 

Marcelo Bernado disse achar interessante estudar temas relacionados ao espaço. “Essa experiência vai me ajudar no futuro com o que eu quero fazer, criar jogos é uma vontade e ainda bem que agora vou estar mais preparado. Gosto de cálculo, tudo que usa a lógica, mas também gosto das constelações" 

Os estudantes enfrentaram desafios que variaram desde resolução de problemas até a compreensão de fenômenos astronômicos. O resultado da competição é um reflexo do trabalho investido junto ao orientador, que os incentivou a expandir seus horizontes e a mergulhar mais fundo no campo da Astronomia.

A dedicação e o trabalho conjunto resultaram em uma vitória notável, destacando a importância da educação de qualidade e do apoio docente na formação dos futuros líderes de seus destinos, que tiveram início em uma das escolas municipais da Cidade.

 

Texto - Cendy Domingues

Fotos - Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite