Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 15 de junho de 2024.
17/08/2023
NOTÍCIAS
Semana do Patrimônio Histórico tem programação diversificada
Prepare-se para uma jornada pela história e cultura de São Vicente durante a "Semana do Patrimônio Histórico em São Vicente". Em parceria com a Secretaria de Cultura, o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural e Turístico de São Vicente (CONDEPHASV) promove o  evento, que além de comemorar o Dia do Patrimônio Histórico, celebra também os 16 anos de dedicação do CONDEPHASV à preservação e promoção do patrimônio da Cidade.
 
Com o propósito de realçar o papel do conselho e comemorar seus 16 anos de contribuição, o evento apresenta atividades que ressaltam a importância do patrimônio histórico, reconhecendo a riqueza cultural de São Vicente e preservando sua memória histórica para a sociedade.
 
A abertura oficial, agendada para esta quinta-feira (17), acontece no Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente, que abordará "Políticas Públicas e Patrimônio", reunindo conselheiros e convidados para discussões pertinentes ao Dia Nacional do Patrimônio.
 
O evento também oferecerá quatro dias de exploração do patrimônio material por meio da exposição fotográfica "Memórias de São Vicente", de Grecco, e do patrimônio imaterial com a exibição do filme "Contos e Lendas Vicentinos - Histórias Sobrenaturais", dirigido por Lilian Jolie.
 
No dia 22 de agosto, haverá atividades especiais em comemoração ao Dia Municipal do Patrimônio.
 
A "Semana do Patrimônio Histórico em São Vicente" é uma colaboração com a Jornada Santista do Patrimônio Histórico (J.S.P.H.) e o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV).
 
Confira abaixo, a Programação Especial da “Semana do Patrimônio Histórico em São Vicente”:
 
 17 de agosto (quinta-feira):  Abertura Oficial da Agenda Bate- Papo sobre “Políticas Públicas e Patrimônio” com os conselheiros e convidados  Exposição Fotográfica do artista Grecco: “Memórias de São Vicente” 
 
18 de agosto (sexta-feira):  Visita Técnica Guiada a ETEC Ruth Cardoso com o Profº Arqº Gilson Braga Horário: 16h00 às 18h00 Ponto de encontro: Em frente a E.T.E.C. Ruth Cardoso (Praça Coronel Lopes, 387- Centro, São Vicente- SP) | Obs.: Tolerância de 15 minutos de espera 
 
19 de agosto (sábado):  Caminhada Histórica pelo Centro de São Vicente com a Guia Renata Lima da Secretaria de Turismo Horário: 10h00 Ponto de encontro: Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, s/nCentro) .
 
21 de agosto (segunda-feira):  Exibição do Filme: “Contos e Lendas Vicentinos – Histórias Sobrenaturais” – Lilian Jolie Horário das sessões: 14h00 | 14h30 | 15h00 | 15h30 | 16h00
Local: Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente- IHGSV (Rua Frei Gaspar, 280- Centro, São Vicente- SP) 
 
Sinopse: CONTOS E LENDAS VICENTINOS – Histórias Sobrenaturais. E traz a tela dois detetives paranormais contando lendas e causos da Cidade. 
 
Este é curta metragem, produzido com recursos da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 – Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc" Realização via Prefeitura de São Vicente em parceria com o Governo Federal. 
 
22 de agosto (terça-feira):  Caminhada pelo Patrimônio Edificado – Histórias e “Estórias” da Cidade com Mario Rodrigues, Guia de Turismo e Historiador Horário: 10h00 Ponto de encontro: Praça 21 Irmãos Amigos (Subida do Ilha Porchat). Programação no Parque Cultural Vila de São Vicente (Praça João Pessoa, s/n- Centro)
Personagens Martim Afonso e Ana Pimentel apresentando a Vila de São Vicente
Horário: 12h00
 
Exposição de “Quadros de São Vicente” do Artista Antônio Roque Ribeiro Horário: das 09h00 às 18h00 
 
Apresentação da Banda da Reserva Horário: 18h00  Cerimônia em Comemoração ao Dia Municipal do Patrimônio Histórico Horário: 18h30 
 
Homenagem ao Ronaldo Frutuoso (Criador da Encenação) e Colocação da estátua de Martim Afonso na Vila Horário: 19h00 
 
Apresentação: “Causos Vicentinos e outras Histórias…” de Renato Lima Horário: 19h30
 
Encerramento da Semana de Patrimônio Histórico em São Vicente Dia Nacional do Patrimônio Histórico- Homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Melo de Andrade, criador do Iphan- Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional no ano de 1937, pela Lei nº 378, de 1937. 
 
No município de São Vicente, o Dia do Patrimônio Histórico de São Vicente é celebrado no dia 22 de agosto em homenagem a realização em 1532 da Primeira Eleição nas Américas, pela Lei nº 2329-A de 2010. 
 
Por Cendy Domingues

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite