Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
17/08/2023
NOTÍCIAS
Dia do Estagiário: a busca da experiência para o progresso profissional
 
 
 
Seguir o passo a passo na carreira é fundamental, e o estágio desempenha papel crucial ao inserir os estudantes no mercado de trabalho, sendo uma fase decisiva para determinar a direção a ser seguida. Nesta sexta-feira (18), celebramos o Dia do Estagiário. E para proporcionar uma visão mais concreta da realidade do estagiário na rede de ensino, selecionamos dois jovens que desempenham o papel de auxiliares de ensino em escolas municipais. 
 
Na Secretaria de Educação de São Vicente, (Seduc), 147 estagiários atuam na rede. Alguns deles foram contratados por meio do Integra SV - Programa de Reforço Escolar e Jornada Ampliada da Rede Municipal de Educação, que tem como meta proporcionar aos alunos um reforço do aprendizado além da carga horária regular.
 
O estagiário Vinicius Nogueira, 20 anos, da Unidade Educacional República de Portugal (bairro Japão), exemplifica os dados mencionados, vivenciando diretamente a experiência de estagiar na área escolhida para sua formação. Ele compartilha que essa é sua primeira vez auxiliando uma sala de aula e está aproveitando ao máximo. "Estou gostando muito dessa experiência diferente, auxiliar no processo da preparação até a execução da aula é maravilhoso. Aprendo formas de lidar com a turma e costumo resolver as questões com eles provocando o senso crítico e o raciocínio lógico”.
 
Essa interação entre alunos e estagiários proporciona uma troca positiva, uma vez que todos estão aprendendo. “É incrível e divertido fazer parte do Integra. Vejo a evolução deles regularmente e eles sempre vêm me mostrar as notas aumentarem. Um desafio que no início fiquei nervoso, mas agora é só empolgação”.
 
O impacto do trabalho de Vinicius é notável e os alunos elogiam. Apesar de estar há 5 meses na unidade, a diferença que ele fez durará anos na vida dos pequenos."Ele é um ótimo professor, adoro a forma dele de explicar", conta Thaíssa, do 9º ano. 
 
“Minha maneira de ajudá-los vem muito da base de como eu me desenvolvi na área de matemática. Eu não fui um aluno destaque, pelo contrário, eu tive bastante dificuldade. Então sempre coloco essa disciplina de maneira mais investigativa”, salientou o estagiário.
 
 
Língua Portuguesa - Enquanto Vinícius partiu para a área de exatas, o também estagiário da rede municipal de educação, João Henrique Alves dos Santos (38 anos) optou pelo segmento de humanas e este ano conclui o curso de Letras, pela Unip. 
 
O ingresso na pedagogia vem como uma experiência nova para o estudante, que também é jornalista formado. “Em 2003, logo que acabei o ensino médio, fui fazer Letras, mas desisti e dois anos depois eu parti para a faculdade de comunicação”, conta o estagiário da UE Vera Lúcia Machado Massis (Náutica 3). 
 
A experiência como jornalista contribuiu na escolha. “Eu entendo que quem educa, comunica; e quem comunica também educa. Às vezes tentamos pular etapas, acelerar a nossa rota, mas nossa missão de vida é seguir com o que viemos fazer na Terra, e eu gosto muito de partilhar o conhecimento que acumulei nessa jornada. Se existe um ser mais desafiador que a criança e o adolescente, eu desconheço”. 
 
Sobre a importância do estágio, ele considera uma etapa de grande importância. “Muitos questionam para que serve o estágio, mas eu digo que é muito necessário para aprender quem é o nosso público. Eu recomendo aos estudantes da licenciatura que passem pelo estágio, porque é nele que entendemos sobre como agir em sala de aula”.
Diretora da unidade, Cristina Impemba Martins destaca que o programa de estágio é de extrema valia na rede de educação. “O estagiário faz toda a diferença na escola. O João é um exemplo disso: colaborador, participativo e dá todo o suporte para os alunos no processo de aprendizagem”, relata. 
 
Sobre a data - O dia do estagiário, comemorado em 18 de agosto, foi estabelecido em 1982, com a publicação do Decreto nº 87.497/82. O documento, que completa 40 anos, regulamentou a lei existente sobre estágio, além de estabelecer regras e limites para a atividade.
 

Texto -  Cendy Domingues
Apoio - Renato Pirauá
Imagens - Davi Lopes

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite