São Vicente foi apresentada na 9ª edição do Seminário “Hidrovia Já: Indústria & Porto”. O evento foi realizado pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS) na terça-feira (15), e reuniu especialistas, empresas e demais pessoas relacionadas ao setor.
O potencial da utilização do estuário navegável da Baixada Santista para o transporte de pessoas e cargas foi incentivado durante o debate. A tônica do evento foi a necessidade de promover a integração do modal hidroviário aos demais sistemas já existentes na região e no país.
A discussão vem ganhando força em virtude do planejamento de investimentos do Governo Federal e da ampliação do transporte de carga e passageiros. O evento ressaltou a importância do desenvolvimento de hidrovias na logística de cargas e mobilidade de passageiros, que geram um impacto direto no Porto e na atividade turística, influenciando de forma decisiva a realidade regional.
Foram abordados temas como “Hidrologia, Relevo e Hidrovias”, “Justificativa e Desenvolvimento Sustentável”, “Regulação Hidroviária”, “Transporte Fluvial de Passageiros para RM Baixada Santista”, “Restrições Físicas à Livre Navegação Fluvial”, entre outros.
São Vicente se fez presente com o painel “Impacto das Hidrovias para o Porto Fluvial de São Vicente”. Na ocasião, o secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Guilherme Guzzi, e a secretária de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Juliana Santana, apresentaram o potencial da cidade, as áreas identificadas para investimentos e ações ligadas ao programa Desenvolve São Vicente, que busca atrair empresas para o município.
“É fundamental que nossa Cidade participe das discussões relacionadas ao setor portuário e de logística em nossa região. O fomento às hidrovias está previsto no novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que faz dessa uma possibilidade factível de desenvolvimento sustentável”, afirmou Juliana.
Já Guilherme Guzzi destacou que “a expansão prevista para o Porto de Santos fará com que as operações cresçam por toda a região. São Vicente está se preparando para ser a Cidade que terá condições de captar esse avanço pelo seu grande potencial e geografia favorável para receber investimentos.”