Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
22/08/2023
NOTÍCIAS
Palestras, exposição e arte marcam abertura do 1º Fórum da Diversidade
Com grande público presente, foi aberto na noite desta segunda-feira (21) o 1º Fórum Municipal da Diversidade, ação promovida no Espaço Multicultural, na Praça 22 de Janeiro, e que segue com programação na terça (22) e sexta-feira (25). A iniciativa e realização é das secretarias de Cultura (Secult) e de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhc).
 
O objetivo é envolver os munícipes em discussões sobre  diversidade étnico-racial, indígena e LGBTQIAP e, na sequência, analisar e elaborar os tópicos conversados para propor políticas públicas para a Cidade. 
 
Durante a cerimônia de abertura, os presentes puderam conferir a exposição 'Tekoa: Modos de Ver e Viver', além de acompanhar a intervenção artística com pintura ao vivo "Além do que se vê', por Adriano Dicart. Outra atração ficou por conta do Coral Indígena.
 
Em sua palestra, o secretário Jackson Nunes (Direitos Humanos e Cidadania) falou sobre as atribuições da pasta da qual é titular, explanando planos e projetos da Sedhc. “O preconceito existe, mas quando conseguimos quebrá-lo através desse diálogo, alcançamos nosso objetivo. A ideia é justamente a de falar sobre os preconceitos para que possamos combatê-los”.
 
A supervisora de Políticas Públicas da Juventude, Geovana Albuquerque, abordou sobre as diversidades inseridas na juventude. “Há representatividade de jovens nos povos indígenas, entre os que lutam pela igualdade racial, dos que lutam pelo empoderamento feminino, pelas causas LGBTQIAP ... Trata-se de um público que abrange todas as diversidades existentes, e que é composto por 51 milhões de brasileiros com idade entre 15 e 29 anos - uma população muito grande e que nem sempre é compreendida”, esclareceu Geovana.
 
Secretário de Cultura, Alexandre Rodrigues salientou a importância do evento promovido em São Vicente. “É necessário trazer a sociedade civil para uma ação desse porte, com palestras, apresentações e um diálogo franco e aberto, permitindo definir ações públicas. Poder trazer esse Fórum e fazer essa discussão em São Vicente é muito válido para que possamos avançar”.
 
Representando o prefeito Kayo Amado no evento, a vice Sandra Conti destacou que o tema deveria ter vindo à luz há muito tempo. “Às vezes é falado sobre tolerância e respeito, mas será que as pessoas apoiam a diversidade?”, questionou. “É importante trazer à discussão para ver em que pé está a sociedade e onde queremos chegar”.
 
O evento é aberto a todos os públicos e os participantes recebem certificado de comparecimento.
 
Confira a programação: 
 
Terça-feira (22/08)
 
Oficinas Artísticas Gratuitas para Crianças
15h às 16h -  Pintura Corporal com Indígenas da Aldeia de Paranapuã 
Classificação livre.
 
16h às 17h - Oficina de Maracatu Gratuita
Classificação livre.
 
19h00 - Abertura da cerimônia e composição de mesa
 
19h30 - Palestra com Felipe Galvão sobre Educação Anti-racista
 
20h - Palestra sobre Racismo Estrutural com Joice Mendes - Profº da Rede Municipal de Santos e membro do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Santos.
 
20h30 - Palestra sobre Implementação da História e das Culturas dos Povos Indígenas na Educação Básica com a Profª Dra. Clarissa Suzuki 
 
21h - Roda de Discussão 
 
Sexta-feira (25/08)
 
19h00 - Abertura da cerimônia 
 
19h30 - Exibição dos documentários 'Além do Respeito' e 'Vivência Trans e Interiorana e Mercado de Trabalho' 
Classificação: não recomendado para menores de 10 anos 
 
Ficha técnica:
Produção, pesquisa, roteiro e direção: Taianara Nogueira e Martín Zenorini
Fotografia e edição: Martín Zenorini
Operadores de Câmera: Daniel Sawaya e Jaqueline Bueno
Elenco: Patrycia Nunes e John Noah
Piano: Luis Chamis, Dan e Jhey
Produção: @ancorades
 
19h50 - Análise do Documentário e Palestras Sobre Inserção no Mercado de Trabalho com Platão Capurro e Patrycia Neves
 
20h - Mães que Acolhem - A Importância do Acolhimento da Família
 
20h45 - Palestra sobre Casamentos Homoafetivos e Adoção com o Adv. Vinicius Vieira Dias
 
21h - Roda de Discussão
 
Fotos - Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite