Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de junho de 2024.
22/08/2023
NOTÍCIAS
Reunião apresenta resultados parciais sobre estudos de erosão costeira
Na manhã desta segunda-feira (21), um encontro semipresencial entre membros da Secretaria de Defesa e Organização Social de São Vicente (Sedos-SV) e representantes do Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB/CPRM) foi destinado para a apresentação e discussão dos resultados parciais apontadas pelos estudos de erosão costeira nas praias do Município. Dentro do Centro de Controle Operacional (CCO), os membros da Administração Municipal se reuniram via chamada de vídeo com os demais profissionais.
 
As pesquisas, até o momento, indicam possibilidade moderada de erosão para a Praia do Itararé, alta para Gonzaguinha e Milionários, entre moderada e alta para o Parque prainha e baixa para a praia de Paranapuã. As maiores suscetibilidades coincidem em locais onde a urbanização se encontra mais próxima da linha de crosta.
 
O objetivo do projeto é caracterizar a morfodinâmica da linha de costa, expressa pelos processos de erosão e sedimentação em desenvolvimento nas praias do Município, com o intuito de fornecer subsídios à gestão municipal.
 
Os estudos visam apresentar os impactos dos processos oceanográficos na costa, como as ações das ondas, correntes e marés, principalmente devido às ressacas. 
 
Com os dados coletados, será viabilizada a elaboração de um plano de contingência para ressacas, bem como verificar a necessidade de obras estruturais em pontos mais críticos.
 
Vale ressaltar que os apontamentos são apenas provisórios, sem conclusões, visto que os estudos permanecem até maio de 2024, quando completará dois anos.
 
Para o estudo, são utilizados os seguintes procedimentos:
 
• Monitoramento de perfis de praia e cálculo do volume emerso de sedimento;
• Análises laboratoriais de sedimentos (granulometria) 
• Análise multitemporal de imagens de satélite e detecção de mudanças ao longo da linha de costa 
• Geoindicadores
• Estruturação de dados em um ambiente SIG
 
A iniciativa é da Defesa Civil de São Vicente, vinculada à Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos). A SGB é o órgão responsável pelos estudos.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite