Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
23/08/2023
NOTÍCIAS
Encerramento da Semana de Patrimônio Histórico celebra Ronaldo Frutuoso

 

 

São Vicente encerrou em grande estilo a Semana de Patrimônio Histórico com uma homenagem a Ronaldo Frutuoso, idealizador da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, cuja primeira apresentação se deu no ano de 1982. Na noite desta terça-feira (22), data que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Público, o Parque Cultural Vila de São Vicente entregou o busto de Frutuoso, esculpido em fibra de vidro pelo artista plástico Gaspar Mariano, de 65 anos, 50 dos quais dedicados à arte. A obra pode ser apreciada pelos visitantes na fonte do parque, incrustada na parede de pedras. “Eu me baseei em uma pequena foto do Ronaldo para esculpir primeiro na argila, tirar o molde e só então chegar ao acabamento final, num processo que durou cerca de 15 dias”, detalha Gaspar.

 

A entrega da escultura foi apenas a cereja no bolo de uma programação repleta de emoção, que incluiu apresentação da Banda da Reserva, coral, cena teatral retratando o período colonial, exposição de quadros entre outras ações.

 

Marcaram presença a viúva de Ronaldo, dona Vera, e demais amigos e familiares. “É uma homenagem merecida não só para o Ronaldo, mas para todos que começaram junto com ele no teatro e ajudaram a criar a Encenação”, destacou a irmã Regina Frutuoso, roteirista da primeira edição do evento teatral, já realizado nas areias da Praia do Gonzaguinha, quando atores e público eram separados apenas por um cordão.

 

O secretário de Cultura de São Vicente, Alexandre Rodrigues, apontou o legado de Ronaldo para a arte vicentina. “É uma homenagem que chega até de forma tardia, mas que deixa a todos contentes por ver esse espaço da Vila de São Vicente novamente vivo, com artistas expondo as suas obras, seja na música, na dança, na pintura e nas mais diversas formas. A alegria de quem faz arte é poder fazer a alegria de outras pessoas, por isso estamos felizes neste dia especial”.   

 

Presidente do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Cultural e Turístico de São Vicente (CONDEPHASV), Alexsandro Ferreira destacou a importância dos artistas da Cidade que mantêm viva uma história escrita por pessoas como Ronaldo Frutuoso, em especial com a proximidade do quinto centenário da Primeira Cidade do Brasil, em 2032. “Estamos caminhando para os 500 anos da chegada de Martim Afonso, e a participação da população é essencial nesse processo de comemoração”. 

 

Fotos - Tadeu Filho

 

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite