Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de maio de 2024.
23/08/2023
NOTÍCIAS
Prefeitura realiza campanha de combate à violência contra mulher
 
 
Pensando em convocar munícipes para se tornarem aliados do enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promoveu nesta terça-feira (22) uma mobilização para a causa no coração do Centro de São Vicente, a Praça Barão do Rio Branco.
 
A iniciativa, promovida em prol do ‘Agosto Lilás’, também é uma maneira de sensibilizar a população para o grande “I Seminário de Combate à Violência Doméstica”, que será realizado na próxima segunda-feira (28), das 17h30 às 21h, no Plenário da Câmara Municipal de São Vicente, aberto para todos os públicos. 
 
O evento conta com a parceria da Ordem dos Advogados do Brasil de São Vicente (OAB-SV), por meio da Comissão de Combate à Violência de Gênero. O Fundo Social de Solidariedade (FSS), a Secretaria da Saúde (Sesau), e a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) também estarão presentes no evento. 
 
Na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, representantes de serviços da Sedes e da OAB estiveram presentes e conversaram com munícipes sobre temática da violência doméstica, e a importância de procurar a rede de serviços em busca de atendimento especializado. Além disso, a iniciativa contou com a distribuição das cartilhas informativas “Vem Maria São Vicente”. 
 
A ação também foi pensada para chamar a população, principalmente mulheres, para o seminário. Ao todo, a equipe da Sedes e da OAB distribuíram 470 convites aos moradores. 
 
A assistente social da Sedes, Glaucia Marinho, estava presente na ação e ressaltou sua importância. “Muitas vezes a mulher nem tem noção de que é vítima de violência, porque culturalmente alguns comportamentos masculinos sempre foram aceitos. Por vezes, elas só passam a se reconhecer como vítimas quando ocorre a violência física, portanto temos visto um crescimento dos feminicídios nos últimos anos. Outra questão é como o comportamento do agressor no ambiente familiar pode favorecer a perpetuação da violência na sociedade, uma vez que os filhos podem entender que a violência vivenciada na família é algo comum. Dessa maneira, eles passam a ter e aceitar comportamentos agressivos, e esse ciclo precisamos romper, com informação e apoio" 
 
Conheça o CREAS - O CREAS tem a função de atender as vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. O serviço é ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e conta com equipe multiprofissional de psicólogos e assistentes sociais, que realizam escuta e proteção às vítimas por meio de atendimento especializado. 
 
Após a escuta inicial, em que os profissionais identificam a situações de violência e/ou violação de direitos, os técnicos orientam a vítima sobre seus direitos, além de direcioná-la aos serviços que necessita, como assistência médica, psicológica ou até mesmo o registro do boletim de ocorrência.
 
O serviço oferece o suporte, favorecendo a reparação da situação de violência vivida junto aos demais serviços sociosassistenciais e outras políticas públicas.
 
Os munícipes podem encontrar o serviço na Rua Frei Damião, 970 - Jardim Rio Branco (Área Continental) - telefone para contato: (13) 3467-5787 - ou na Rua Lima Machado, 245 - Parque Bitaru (Área Insular) - telefone para contato: (13) 3566-9249. Nos últimos 3 anos, 164 vítimas de violência foram registradas no Creas.
 
OAB Delas - O serviço é ofertado pela Ordem dos Advogados do Brasil de São Vicente (OAB-SV), por meio da Comissão de Combate à Violência de Geração, e tem como objetivo atender mulheres vítimas de violência doméstica que não tiveram a oportunidade de receber um acolhimento confortável.
 
O atendimento é realizado por advogadas voluntárias, toda segunda-feira, das 9h às 12h, no prédio da OAB-SV (Rua José Gonçalves Paim, 145, Parque Bitaru). 

 
Por Mariana Pinho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite