Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de junho de 2024.
25/08/2023
NOTÍCIAS
Prefeitura promove Semana da Conscientização e Prevenção ao Câncer
Para alertar e conscientizar a população vicentina sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, a Secretaria da Saúde (Sesau) de São Vicente, em parceria com a deputada estadual Solange Freitas, promove, de 29/8 a 6/9, a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer. 
 
A campanha acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Moradores da Cidade vão poder realizar e agendar exames preventivos dos cânceres de mama, do colo do útero, de próstata e de boca, e caso os resultados indiquem alguma suspeita, o paciente será encaminhado para tratamento. 
 
Dia D de Conscientização e Prevenção ao Câncer - Para atender munícipes que não conseguem ir ao posto durante a semana, a Sesau vai abrir no sábado (26) duas unidades de saúde para atendimento. A UBS Central (Avenida Antonio Emmerich, 509, Vila Cascatinha), na Área Insular, e a ESF Humaitá (Rua Alfredo das Neves, 319), na Área Continental, vão funcionar das 9h às 14h, com diversas atividades de promoção à saúde. 
 
As duas unidades vão contar com atendimento médico, incentivo e prática de exercícios físicos, imunização com todas as vacinas do calendário (inclusive a que previne o HPV), avaliação e triagem com dentistas para detecção do câncer de boca, coleta de exame citopatológico e solicitação de testes de próstata e mama (de acordo com o protocolo do ministério da Saúde) entre outros. 
 
Às 10h30, nas duas unidades, serão realizadas palestras e rodas de conversas que vão abordar temas como prevenção ao câncer e alimentação saudável.
 
Carreta da Mamografia - Para reforçar a Campanha de Conscientização e Prevenção ao Câncer, de 29/8 a 9/9, a Área Continental de São Vicente receberá a Carreta da Mamografia, do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Saúde do Estado. O veículo ficará estacionado na Avenida Doutor Ulisses Guimarães, 209, em frente à Subprefeitura. 
Mulheres com idades a partir de 35 e até 69 anos vão poder fazer a mamografia sem pedido médico. Já idosas com mais de 70 anos, precisam apresentar encaminhamento. Para o exame, é necessário apresentar o RG e o cartão SUS. 
 
O atendimento será realizado por demanda espontânea, através de senhas que serão entregues a 50 pessoas, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados serão 25 números disponibilizados, das 8h às 12h.
 
Para Michelle Santos, secretária da Saúde, é gratificante demais poder promover a Semana de Conscientização e Prevenção ao Câncer e receber, mais uma vez, a Carreta da Mamografia na Cidade. "Sabemos que a prevenção é a ferramenta mais importante no combate às doenças, e com a detecção de um possível câncer no estágio inicial, a probabilidade da cura é maior. Essa parceria com o Governo do Estado, por meio da deputada estadual Solange Freitas, é mais uma oportunidade de oferecer cuidado e atenção às nossas mulheres vicentinas. E vai aqui o meu apelo para todas as mulheres, para que participem dessa ação e cuidem da sua saúde”.
 
Por Marjorie Melo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite