Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de junho de 2024.
25/08/2023
NOTÍCIAS
27ª Semana de Prevenção às Deficiências será celebrada com diversas ações nas unidades de reabilitação
Com o objetivo de levar conhecimento sobre as condições das pessoas com deficiência, a Secretaria da Saúde (Sesau) promoveu nesta sexta-feira (25) e também promoverá na segunda (28), a 27ª Semana de Prevenção às Deficiências, com ações sobre cuidados que os pacientes precisam tomar para evitar agravamentos mais sérios com a saúde.
 
A programação da Semana é aberta à população e as atividades serão desenvolvidas pelos profissionais da Diretoria de Atenção Especializada (DAE) que atuam diretamente no atendimento às pessoas com deficiência.
 
Para Michelle Santos, secretária da Saúde, o foco da ação é chamar a atenção para o fato que, com atitudes e medidas simples, é possível minimizar e prevenir as deficiências em quaisquer estágios da vida da pessoa. “Podemos prevenir o agravamento de doenças sérias com cuidados rotineiros e, consequentemente, evitar gastos maiores no futuro, com medicamentos, cirurgias e tratamentos. Por isso a importância da Semana, que vai abordar tanto a prevenção, como orientar sobre cuidados relevantes para pessoas que já possuem alguma deficiência”.
 
Acompanhe abaixo a programação que será realizada na segunda-feira (28). As atividades acontecem no Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência – Reabilitar II. O endereço da unidade é Av. Deputado Ulisses Guimarães, 601 - Jardim Rio Branco.
 
9h - Abertura com o tema “Sempre em busca do melhor”, com o responsável administrativo Marcos Paulo Serrano.
 
9h15 - Boas-vindas aos participantes, realizada pela auxiliar de serviços básicos, Thays Helena de França Santos e pela aprendiz Carol Del Rosso Fernandes.
 
9h25 - Palestra com o tema “Acompanhamento psicológico no processo de reabilitação”, aplicada pelo psicólogo Aristeu Pereira Rozendo.
 
9h55 - Palestra sobre “Direitos do paciente com deficiência”, ministrada pela assistente social Nilza Maria Agostinho.
 
10h20 - Palestra com o tema “Aprendendo a se cuidar: Hipertensão e diabetes”, proferida pelo enfermeiro Marcelo L. Trombotto e pela auxiliar de enfermagem Diana dos S. P. Moreno.
 
10h50 - Mesa Redonda sobre “Inclusão e deficiência”, apresentada pela fisioterapeuta Luana Assunção F. Motta e pela terapeuta operacional Gláucia Roberta F. Souza.
 
O encerramento das atividades na unidade será às 11h.
 
O Centro de Atendimento Especializado à Saúde da Pessoa com Deficiência - Reabilitar I, na Área Insular, também estará realizando ações em alusão à semana. A unidade fica na Avenida Minas Gerais, 19 – Vila São Jorge, ao lado do Hospital do Vicentino.
 
10h - Roda de conversa sobre “Controle e Cuidados na Prevenção às Deficiências por Complicações Clínicas”, ministrada pela enfermeira Luciana Schiavetti de Oliveira.
 
10h30 - Verificação de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação de receitas médicas/exames e orientações sobre alimentação saudável, realizada pela equipe multiprofissional.
 
Por Emerson Nascimento


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite