Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de junho de 2024.
27/08/2023
NOTÍCIAS
Agentes de combate às endemias passam por treinamento
Nesta sexta-feira (25), cerca de 100 agentes de combate às endemias (ACE) passaram por uma capacitação promovida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de São Vicente. O treinamento é realizado mensalmente e, neste mês de agosto, a ação visa trazer mais visibilidade para a ‘Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião no Estado de São Paulo’, que acontece entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. A capacitação foi realizada das 8h às 13h, no Espaço Multicultural (Praça 22 de Janeiro - Gonzaguinha). 
 
O treinamento visa especializar ainda mais os agentes de combate às endemias, que realizam diariamente vistorias e inspeções nos bairros da Cidade. Os profissionais participaram de palestra sobre escorpiões, prevenção e cuidados em caso de aparecimento desses aracnídeos. O biólogo e médico veterinário Kleber Souza foi quem ministrou esse momento de aprendizado.
 
“Fiquei muito feliz quando recebi o convite da Secretaria de Saúde (Sesau) para compartilhar meu conhecimento com meus colegas de profissão, ainda mais sobre um assunto tão pertinente e importante para a segurança dos munícipes. É muito gratificante saber que você está contribuindo para o crescimento profissional das pessoas’, destacou o biólogo. 
 
A agente de combate às endemias, Kátia Cristina, de 43 anos, foi uma das profissionais presentes na capacitação. Entusiasmada, ela relata que o treinamento ajuda a criar um padrão de segurança. “Todos vamos saber lidar com a situação dos aracnídeos de forma segura, porque recebemos as devidas orientações. Estaremos preparados para cuidar dos munícipes e nos proteger das situações de risco”.   
 
A secretária da Saúde, Michelle Santos, fez questão de prestigiar o treinamento dos agentes e enalteceu a importância de ter profissionais habilitados na rede. “É uma ação muito bacana para capacitá-los, principalmente porque daqui a pouco chegará o verão, que registra o maior índice de arboviroses. São esses agentes que entram nas residências dos munícipes e sabemos o quanto nosso lar é sagrado. Então ao adentrar os lares, eles são honrados pela oportunidade de cuidar do próximo, levando orientações e prevenções. Sendo assim, devemos dar todo suporte necessário”.
 
A manhã desta sexta (25), também teve outro motivo de celebração para a Sesau e os agentes da UVZ, pois foi concluído o segundo ciclo de visitas a imóveis do Município, o que não acontecia há alguns anos. Provavelmente, até o fim do ano, a pasta vai fechar o terceiro ciclo. 
A orientação do Ministério da Saúde é que sejam realizados quatro ciclos de visitas no decorrer do ano. Em cada um deles, é preciso visitar 80% dos imóveis da Cidade. Os agentes de endemias já visitaram cerca de 192 mil locais.
 
A Sesau ressalta que é de extrema importância que os munícipes sejam aliados dos agentes nessa batalha contra a proliferação dos focos larvários, abrindo a porta de suas casas para os profissionais realizarem as vistorias e inspeções. 
 
Ao final da capacitação, os participantes tiveram um momento de interação, para o aperfeiçoamento das inspeções de rotina aos imóveis, incluindo orientações técnicas sobre o combate às arboviroses urbanas, como dengue, chikungunya e zika, entre outras.
 
Por Emerson Nascimento

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite