Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
29/08/2023
NOTÍCIAS
São Vicente apresenta avanços na segurança em fórum do Grupo Tribuna
Na tarde desta segunda-feira (28), a Prefeitura de São Vicente marcou presença no fórum 'A Região em Pauta - Segurança Pública', promovido pelo Grupo Tribuna, no auditório do veículo de comunicação, em Santos.
 
O evento abordou o atual cenário do setor na Baixada Santista, abrindo espaço para que os municípios apresentassem as evoluções atingidas ao longo dos últimos anos. A Primeira Cidade do Brasil foi representada pelo secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno, que contextualizou as principais entregas da atual gestão.
 
Apenas quatro viaturas à disposição e todas sucateadas, nenhum sistema de monitoramento e poucos mecanismos para que os agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) pudessem executar seus trabalhos. Foi com este cenário que o prefeito Kayo Amado herdou o Município na área da segurança. De lá para cá, uma série de melhorias foi promovida com o intuito de qualificar os materiais de trabalho dos profissionais e, consequentemente, zelar pela vida dos cidadãos.
 
Em sua fala no evento, o secretário ressaltou a entrega do Centro de Controle Operacional (CCO), primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente - interligado a 30 totens de segurança e câmeras espalhadas pela Cidade, dez novas viaturas adaptadas ao uso policial, radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS - antes os guardas utilizavam os celular para o atendimento de ocorrências, além de coletes balísticos e armamento para os GCM's.
 
Outra característica da atual gestão apontada por Damaceno é o diálogo com o Estado - órgão responsável pela área da segurança pública. No ano passado, o prefeito Kayo Amado protocolou, ainda no mês de setembro, um ofício solicitando ao Governo de São Paulo a antecipação da 'Operação Verão', na qual uma série de policiais militares descem à Baixada Santista para fortalecer o patrulhamento na região. Segundo o secretário, para o próximo verão já está garantida a prorrogação dessa operação, que, até então, durava até o final do Carnaval.
 
"Os municípios vizinhos investiram muito em segurança ao longo dos anos. São Vicente vem saindo de um atraso, com a entrega das viaturas, do novo monitoramento, os radiocomunicadores, entre outros. Todos os esforços ainda não serão o suficiente para resolver a questão da segurança, que se faz presente em todas as áreas. Por isso, contamos com o apoio do Governo do Estado nessa luta", pontuou Damaceno.
 
A inauguração do CCO proporcionou uma integração maior entre as forças de segurança. No local, atuam Polícia Militar (PM), GCM e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). O monitoramento também auxilia a Polícia Civil na investigação e busca por suspeitos.
 
Segurança na Baixada - Devido ao cenário delicado ao qual a região se encontra, o litoral de São Paulo segue sob Operação Escudo, decretada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) há pouco mais de um mês.
 
A informação sobre a continuação da ação policial foi confirmada pelo chefe de assessoria militar da pasta, Pedro Luis de Souza Lopes, durante o fórum.
 
O evento também abriu espaço para que os municípios pudessem reivindicar algumas ações por parte do Estado. Além disso, foi aberta uma roda de perguntas ao público.
 
Também marcaram presença no fórum o chefe da Assessoria Militar da SSP, Pedro Luis de Souza Lopes, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) 6, Luiz Carlos do Carmo, a diretora-executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, além dos secretários de Segurança de Santos, Sérgio Del Bel, e de Praia Grande, Marcos Barbosa Craveiro, e a secretária-adjunta de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Valéria Amorim.
 
A Região em Pauta - O fórum é promovido pelo Grupo Tribuna desde 2016, e busca através de diálogos e apresentações, debater possíveis melhorias no âmbito público.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite