Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 12 de junho de 2024.
01/09/2023
NOTÍCIAS
Tarde de heróis: após acionamento do CCO, GCM salva cachorro vítima de maus-tratos
Sempre solícito e empenhado em zelar por vidas, agentes da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) tiveram uma 'tarde de herói' e salvaram, após acionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), um cachorro vítima de maus-tratos contra animais.
 
A central de monitoramento foi notificada de um tumulto na Rua Messia Assu, nas proximidades da Praia dos Milionários, no dia 23 de agosto e, imediatamente, contatou a viatura para o atendimento da ocorrência. 
 
Chegando no local, a equipe apurou o caso e, após relatos de uma testemunha, encaminhou à delegacia um indivíduo acusado de estar agredindo o cão a socos. 
 
No 1° Distrito Policial, foi acionada uma perícia da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem) para expedição do laudo, que constatou a prática de maus-tratos contra o animal.
 
Diante dos fatos, as autoridades policiais ratificaram a voz de prisão. O infrator foi detido pelo crime de abuso contra animais. 
 
A testemunha, que pede para não ser identificada, parabeniza a Guarda pela ação. "Foram verdadeiros anjos. Muito duro presenciar um cachorro indefeso sendo agredido de maneira desumana. Felizmente esses heróis salvaram o bichinho".
 
O prefeito Kayo Amado salienta a importância do CCO no atendimento de ocorrências como essa. "É um mecanismo que está prestes a completar um ano e, até então, não estava disponível à Cidade. Enalteço muito o papel dos nossos profissionais na sociedade. Até outro dia, trabalhavam sem qualificação e, mesmo assim, sempre se doando ao máximo. Continuaremos fazendo todos os esforços possíveis para que seus trabalhos sejam valorizados".
 
Investimentos- Embora de responsabilidade do Estado, a área da segurança pública tem sido contemplada com uma série de iniciativas promovidas pela Prefeitura que visam tirar o Município de anos de atraso no setor.
 
Integrando GCM, Polícia Militar (PM) e agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o CCO monitora pontos estratégicos da Cidade por meio de totens e câmeras de segurança. 
 
Os totens também contam com botão do pânico, recurso disponibilizado para que o munícipe entre em contato com um profissional de plantão caso precise registrar uma denúncia. 
 
Além do CCO, a Prefeitura entregou dez novas viaturas à corporação, radiocomunicadores com sistema de geolocalização via GPS - antes os guardas se comunicavam via celular, coletes balísticos e firmou convênio com a Polícia Federal, que habilitou o uso de arma de fogo para que os agentes possam atender as ocorrências com mais segurança.

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite